O Apóstolo recomenda o silêncio, quando manda que é nele que se deve trabalhar.  E do mesmo modo, como afirma o profeta: “é no silêncio que se cultiva a justiça”; e ainda: “no silêncio e na esperança estará vossa força”. Por isso, determinamos que guardeis silêncio depois da recitação de completas até à conclusão da Hora de Prima do dia seguinte.  

Fora este tempo, embora a observância do silêncio não seja tão rigorosa, abstenham-se com tanto mais cuidado do muito falar. Porque, tal como está escrito e não menos o ensina a experiência, “no muito falar não faltará o pecado”; e “quem fala inconsideradamente causa a sua pró pia ruína”, e, também, “quem muito fala prejudicar-se a si mesmo”; e o Senhor no Evangelho: “de toda a palavra vã que os homens proferirem, dela prestarão contas no dia do juízo”.  

Faça pois cada um de vós uma balança para as suas palavras e rédeas curtas para a sua boca, para que não venha a escorregar e a cair de repente por causa da sua língua numa queda sem cura que o leve á morte.  Vigie cada um, como diz o profeta, sobre a sua própria conduta para não pecar com a língua, e esforce-se diligentemente e com prudência por observar aquele silêncio em que se cultiva a justiça.

*CAPÍTULO 21. Regra da OTC