*Frei Carmelo Cox, O. Carm. In Memoriam.

              Mudamos finalmente para o novo Convento no dia 8 de dezembro p.p. O edifício não está completamente pronto; ainda falta muito, mas pelo menos temos uma moradia mais decente. O construtor é o mesmo do Convento de Belo Horizonte e a distribuição interna tem muito com o de Jaboticabal. Fica um pouco fora do atual centro da cidade e distante uns 12 minutos da igreja matriz. Ao lado do Convento será construída uma grande igreja já começada.

               Depois de assistir às festividades em Paracatu no dia 6 de dezembro, quase todos os presentes resolveram ir a Unaí que fica distante duas horas e meia. Foram escolhidos os mais peritos choferes, pois as contínuas chuvas tinham deixado a estrada bem danificada. Mas todos chegaram sem novidade. No dia 8, Frei Cecílio Bruggeman (5.31) e Frei Justino Velthuis (5.30) foram recebidos pela população pois os dois celebravam o jubileu sacerdotal. Também Sua Excelência D. Raimundo Lui (5.28) estava presente. Formou-se um cortejo de carros rumo à matriz. A chuva começou de novo mas o povo não desanimou. Na matriz Frei Cecílio cantou a Santa Missa e na ocasião usou os paramentos mandados da Holanda. Depois tivemos um lauto almoço oferecido pelo povo e servido no novo Convento. Estiveram presentes 2 Bispos e 21 Padres.

             De tarde às 16h Padre Provincial precedeu à bênção do novo Convento e em seguida foi celebrada a S. Missa. Depois conseguimos sair com a procissão de Nossa Senhora da Conceição, padroeira da Paróquia. Em seguida houve outra Missa cantada. E finalmente à noite no cine local houve uma sessão solene onde discursaram muitos oradores, entre eles o Promotor da Justiça, bem inspirado, D. Raimundo (5.28), D. Eliseu van de Weyer (4.24) e Padre Provincial (5.62). Frei Cecílio (5.31) agradeceu.

D. Raimundo anunciou ao povo que, doravante, a paróquia de Unaí estaria aos cuidados dos padres Carmelitas. (ad nutum S. Sedis). (União, Ano 2, Dezembro de 1964).

*CRÔNICA DA PROVÍNCIA CARMELITANA FLUMINENSE.