Frei Joseph Chalmers, O. Carm.

Onde está Deus no meio de todos os nossos problemas? (Sl 42(41),4; 79(78),10; Jl 2,17). Nossa fé nos diz que Deus não pode estar realmente ausente de nossas vidas. Isto seria o inferno. O Profeta Isaías fala do Deus escondido (Is 45,15). Talvez tenhamos que aprender a discernir a presença de Deus na aparente ausência de Deus e aprender uma nova linguagem, a linguagem de Deus. São João da Cruz nos diz que:

“O Pai disse uma palavra, que era Seu Filho, e esta palavra ele repete sempre no silêncio eterno, e no silêncio ela deve  ser ouvida pela alma”  (Máximas e Conselhos, 21). Espanhol – Ruiz Salvador – Dichos de luz y amor, 104.

Devemos cultivar um profundo silêncio dentro de nós para que possamos ouvir o que Deus quer nos dizer (cf. Is 50,4). É claro que devemos ouvir a Deus na oração mas também nos acontecimentos do nosso dia-a-dia. Muitas vezes fazemos tanto barulho dentro de nós que não podemos ouvir ou discernir qualquer coisa. Como carmelitas, esse silêncio deveria vir naturalmente a nós ou, pelo menos, o desejo dele. Não é apenas uma prática ascética e não se refere meramente ao silêncio exterior. É um silêncio interno para discernir a presença de Deus mesmo diante da situação mais desesperadora, para que possamos continuar nossa jornada com esperança. Nossa Regra nos diz: “O apóstolo recomenda o silêncio, quando nos diz que é nele que se deve trabalhar. E como afirma o profeta: a justiça é cultivada pelo silêncio. E ainda: no silêncio e na esperança estará a força de vocês” (Regra 21).

Precisamos tentar identificar o barulho dentro de nós: os comentários sobre os outros, sobre os acontecimentos e sobre nós mesmos. Uma vez que estejamos conscientes de nosso barulho interior, podemos começar a deixá-lo ir embora, para que não influencie tudo que fazemos, pensamos ou dizemos. Se continuarmos nesta jornada, seremos levados face a face com nossos preconceitos, medos irracionais e presunções. Essa experiência não é para nos deprimir mas para que possamos nos libertar.

É necessário cultivar um silêncio interior para que estejamos conscientes daquilo que Deus nos fala através de algum mensageiro simples e humilde. Se não cultivarmos o silêncio interior, a vida passa por nós e nunca alcançaremos o real significado do que nos aconteceu (cf. Mt 16,1-3). Muitos de nós não se sentem inteiramente à vontade com o silêncio exterior.

Temos uma espécie de fita ou CD interno, que comenta sobre tudo e todos durante todo o dia. Os comentários na fita interior são baseados em nossa perspectiva pessoal da vida que, é claro, geralmente está a nosso favor. Instintivamente nos defendemos quando nos sentimos sob ataque e buscamos a estima e a aceitação dos outros. Fazemos isso geralmente sem estarmos conscientes do que está acontecendo dentro de nós. É um barulho interno constante que nos dificulta ouvir qualquer outra voz. A jornada de fé em direção à transformação nos leva através da brilhante luz do sol e de vales escuros (cf. Sl 23(22),4).

Deus usa todos os fatos de nossa vida, bons e maus, como instrumentos de purificação, o que é essencial se desejamos nos tornar o que Deus nos chama a ser. Devemos tentar discernir a mão de Deus trabalhando, mas este discernimento é mais fácil se acalmarmos o barulho dentro de nós e ouvirmos a voz de Deus que fala no som da brisa suave, ou como dizem alguns exegetas: “o som do leve silêncio” ou “o som do puro silêncio” (1Rs 19,12).

*FR. JOSEPH CHALMERS, O. CARM.

Nascido em Glasgow, na Escócia, em 5 de abril de 1952, e pós-graduado em Direito, Pe. Joseph Chalmers entrou na Ordem Carmelita em 1975. Completou seus estudos filosóficos e teológicos na Pontifícia Universidade Gregoriana (Roma) com uma licença em espiritualidade que ganhou a Medalha de Ouro do Papa.

Em 1981, um ano antes de terminar seus estudos, Pe. Joseph foi ordenado sacerdote em Glasgow pelo cardeal, o arcebispo Thomas Winning.

De 1995 a 2007, o Pe. José era prior geral de toda a Carmelita. Depois de dois mandatos como Prior Geral ele retured à sua própria província e serviu como Novice Director durante os últimos quatro anos em Aylesford Priory em Kent. Fr. Chalmers recentemente ingressou no Instituto Saint Luke como Diretor de Formação.

Como Prior Geral da Ordem Carmelita entre 1995 e 2007, o Padre Joseph é muito conhecido em toda a Família Carmelita internacional e além. Desde que retornou ao ministério em sua província nativa da Grã-Bretanha, ele publicou uma série de livros mais vendidos, incluindo O Som do Silêncio: Ouvindo a Palavra de Deus com Elias, o Profeta, e Let It Be: Orando as Escrituras em companhia de Maria, a Mãe de Jesus. Fonte: http://ocarm.org