Beato Frei Tito Brandsma, Camelita, Jornalista e Mártir da 2ª Guerra Mundial.

                As vidas destes santos carmelitas provam à saciedade que a vida contemplativa e a vida ativa podem ser perfeitamente harmonizadas e que a combinação da atividade e da contemplação pode levar muito bem à santidade. Mostram-nos que os religiosos daquela época não descuidaram os altos ideais e o caráter essencial da vida do Carmelo. Foi em virtude destes ideais que muitos pediram à Ordem a sua admissão. Mais uma vez queremos salientar a predominância do duplo espírito neste período de transição. Fundou uma escola e o seu espírito continuou a viver nos seus discípulos. Desejo agora manifestar a minha convicção de que Santa Teresa não é propriamente a fundadora da escola do Carmelo como tantas vezes se afirma como fato provado. O estudo atento da sua vida mostra claramente que ela construiu sobre fundamentos anteriores. Contemporânea de S. Simão existe já uma doutrina que está em plena concordância com a que mais tarde Santa Teresa ensinaria. É verdade que esta doutrina, devido ao eminente gênio religioso da Santa Madre, assume uma configuração mais completa, mas o ensino teresiano não é essencialmente novo.

               Uma das grandes figuras em que S. Simão se apoiou para a edificação do Carmelo no Ocidente foi o inglês Henrique de Hanna ou Henry Hane. Foi um homem famoso não só na Inglaterra, mas também no resto da Europa. Cooperador incondicional de S. Simão, a sua influência foi fortíssima. Num antigo manuscrito de Oxford conservam-se três sermões que, na minha opinião, só podem ser atribuídos a Henry Hane. Encontrar-se numa coleção de Eckhart e da escola deste mestre. Nos séculos XIII e XIV o misticismo de Eckhart preponderava nos países germânicos. Influenciou grandemente o misticismo do Carmelo nestas mesmas regiões. Henry Hane, porém, evita nas suas obras a excessiva sutileza, própria de Eckhart. Adota sempre uma posição média entre a escola intelectual dos Dominicanos e o método afetivo dos Franciscanos, que atribuem maior importância à vontade. Assim como no misticismo de S. João da Cruz se nota claramente a influência do Pseudo-Dionísio, o Areopagita, também no sistema de Hane encontramos, extraídos da mesma fonte, os seis degraus da ascensão da alma para Deus.

Os Seis Degraus

                O primeiro degrau consiste na abertura da alma para Deus: "Abre-me, minha amada", diz o Esposo no Cântico de Salomão.

               O segundo degrau é alcançado quando Deus - e aqui entende-se a Santíssima Trindade - eleva a alma para junto d'Ele e nela vem habitar. Deus nasce na alma. Citando Santo Agostinho, Hane diz que há um renascimento quando o amor e o desejo se unem. O fruto do Espírito Santo é luz, amor, alegria e paz. Já aqui se nota um afastamento do intelectualismo de Eckhart pela insistência sobre o "amor", pelo qual Deus nasce em nós.

               O terceiro degrau é a transformação da alma em Deus, por meio da presença da luz. Nesta luz, a alma já não peca e a beleza de Deus é percebida de tal maneira que a noite do pecado desaparece. A alma esquece-se de tudo o que não seja Deus. Anda na luz como filho da luz. Gustate et videte: Provai e vede, em primeiro lugar, a experiência mística de Deus, e, em seguida, a iluminação ou a visão de Deus. Primeiro, a luz invade a alma e, depois, nesta luz, a alma vê a fonte da luz. Mas antes de ver seqüência Hane usa uma comparação que mais tarde também Santa Teresa empregará. "A alma não tente voar antes de ter as asas com penas". Deve levar o jugo de Cristo e perceber quanto é suave antes de entender quem lhe põe o jugo.

               No quarto degrau Deus despende imensas energias na alma, cujas faculdades naturais são elevadas, sobrenaturalizadas e divinizadas. Aos fulgores desta nova luz a alma percebe nitidamente a sua fraqueza inata, mas Deus a impele para além de si mesma, e na percepção das suas fraquezas e imperfeições ela entende muito melhor a onipotência de Deus e o Seu amor condescendente. Desta maneira, para usar as palavras de São Paulo, a alma passa de luz em luz.

               No quinto degrau há a união da alma com Deus. Deus toma a forma da alma e esta toma a forma de Deus, tranformando-se n'Ele. A luz celeste penetra-a inteiramente e nesta luz vê-se a si mesma.

               No sexto degrau a luz não se limita a brilhar na alma, mas esta é envolvida na própria luz. No meio das suas fulgurações a alma, qual pedra preciosa, totalmente invadida e atravessada pelos esplendores da luz, nela se reflete a si mesma e esta luz irradiasse da alma por todas as facetas. Agora ela é toda luz, tornando-se translúcida, um espelho da divindade, como Dionísio afirma a respeito dos Anjos.

*DO LIVRO: A BELEZA DO CARMELO- O SANTO PROFETA ELIAS.