Frei Petrônio de Miranda, O. Carm.

Comunidade Capim, Lagoa da Canoa-AL. 30 de dezembro-2017.

Quando ele olhou no tempo, viu os velhos e eterno políticos enganando o povo em mais um ano eleitoral. Ele ficou triste e não queria nascer para ver com os próprios olhos os corruptos da lava jato sendo reeleitos graças a mentira e a compra de votos. Ele ficou triste e, com os olhos cheios de lágrimas viu os deputados corruptos fingindo-se de santos, os senadores transformados em profeta dos pobres e os candidatos a presidente em pai dos esquecidos. Ele ficou triste e não queria nascer. 

Quando ele olhou no tempo ficou triste ao ver as mulheres sendo violentadas por seus maridos e abusadas sexualmente. O seu coração partiu diante do grito de socorro dos jovens negros, favelados e pobres sendo violentados e assassinados nos becos, vielas e ruas escuras da vida. A sua revolta foi maior quando percebeu o choro de uma criança embaixo de um viaduto com fome junto aos seus pais abandonados e anônimos da sociedade consumista e desumana. Ele ficou triste e não queria nascer. 

Quando ele olhou no tempo viu o planeta sangrando em nome do desenvolvimento econômico. Nos rios, na flora e na fauna corria o sangue da ganância pelo lucro. Os pobres- vitimados pela destruição da natureza- passando sede, fome e gritando com as inúmeras doenças e pragas. A desolação foi total no continente africano e nos países subdesenvolvidos. Ele ficou triste e não queria nascer.      

Quando ele olhou no tempo viu os refugiados correndo aos milhares a procura de uma nova vida sendo barrados pelo presidente Donald Trump. O mundo tornou-se um campo de guerra, de discriminação e de violação dos direitos humanos. Em nome de Deus se mata, em nome da paz se divide, se odeia e se destrói. Olhando para os países asiáticos, ele viu o rosto de medo atômico aterrorizando crianças sem sonhos sob a ameaça do líder norte-coreano, Kim Jong-um. Ele ficou triste e não queria nascer. 

Quando ele olhou no tempo viu um Brasil dividido politicamente com candidatos radicais, mentirosos e inescrupulosos enganando o povo. No rosto dos intelectuais e da grande mídia viu o ódio, a intolerância religiosa, social e política. Andando pelas ruas se deparou com adolescentes e jovens defendendo ideias radicais, conservadoras e ultrapassadas.  Ele ficou triste e não queria nascer.     

Quando ele olhou no tempo viu um mundo sombrio onde a poluição dominava, os animais eram mortos e os seres humanos eram vendidos, partidos e repartidos na grande mesa da produtividade e da lucratividade econômica. Tudo parecia caos e fim! Ele, percorrendo os continentes, os países e as cidades percebeu algo estranho e inusitado.... A esperança insistia em animar o velho mundo decaído e, justamente depois desse encontro, ele resolveu nascer. Seja bem-vindo 2018. Ele vai nascer!