A experiência original dos carmelitas, até o século XV, tem como fontes de inspiração e de vida duas personalidades bíblicas: pela sua “presença” no monte Carmelo – Elias, pela sua presença de “senhora do lugar” na capela a ela dedicada – Maria. Juntam-se a Jesus (centro) e à fraternidade (evangelho).

A IMITAÇÃO DE ELIAS: O ser carmelitano, nascido no monte Carmelo, é marcado profunda e originalmente pelo exemplo de Elias, que se torna mestre e modelo da vida consagrada de forma especial à perfeição evangélica e à oração contemplativa. Os carmelitas destacam nele a vida de oração e a contínuo viver na presença de Deus (totalidade do amor divino); a pureza do coração e a castidade; a pobreza de habitante do deserto, a solidão e as práticas de penitência. <> Biblicamente, conhecemos Elias no significado do seu nome: “Meu Deus é o Senhor”, O profeta defendeu a religião judaica da época contra a influência da religião de Baal.

O impacto do ser e do agir de Elias marcou profundamente a vida e a mente do povo (cf. 1e 2 RS). As narrativas do  “ciclo eliano” fazem despontar cinco atitudes que caracterizam o profeta: defensor e restaurador do monoteísmo contra o politeísmo;  questionador do poder régio em coisas da religião e da sociedade; discrição humana que se mostra no mistério do aparecimento em público e na conclusão de sua vida; fé de quem fala face a face com Deus e é capaz de silenciar pela vida solitária; artífice da paz... Ver também ECLO 48, 1-11; ML 3,22-24; MC 9,9.  

A necessidade jurídica de ter um fundador - personificação do ideal de vida – fez nascer entre os carmelitas a consciência de serem “filhos de Elias”, considerando-se seus “sucessores”. Tal consciência evoluiu para o sentido de que Elias é realmente “modelo de união com Deus e vida contemplativa”, acrescentando-se o aspecto de sua exemplaridade como “profeta de singular atividade apostólica, a serviço do povo”, chegando a declará-lo “chefe e pai”.

*CONSOLIDAÇÃO DO PATRIMÔNIO ESPIRITUAL CARMELITANO. PERÍODO: DO SÉCULO XIII (REGRA) AO SÉCULO XVI (REFORMA).