Como é difícil  falar bem de alguém, ver somente o lado bom delas! "Pois quem quer amar a vida e ver dias felizes refreie a língua do mal e evite que os seus lábios falem dolosamente" (1 Pd 3,10).

O direito de examinar e reter as palavras são direitos imprescritíveis ao crente, só que o Evangelho não tem a pretensão de subtrair isso, como também não tem a finalidade de satisfazer todo mundo em suas opiniões pessoais ou ser usada para agredir a integridade de alguém. Infelizmente nos últimos dias tenho estado com pessoas que habitualmente e naturalmente agem assim, ou seja, fazem comentários alheios acerca do meu ministério e do meu entendimento. Como é difícil estar com esses irmãos. Estar com os que se entregam a esse comportamento e que nada mais fazem além de criar confusão e causar ira e amargura em nossos corações, sem falar da falsidade entre amigos.

No trato a critica, entendo que cada um está livre para aprová-la ou rejeitá-la; mas para discuti-la seria necessário debatê-la com conhecimento de causa; ora, a crítica, muito frequentemente, tem provado a ignorância de quem tem princípios tolos... Da mesma forma critico frequentemente neles a malevolência que os torna responsável por atos repreensíveis ou ridículos, e garanto que se ao serem confrontados certamente afirmariam que foram envolvidos incidentemente ou diabo armou uma cilada para eles.
Então porque quando os confrontamos pelo seu mau hábito, negam essas alegações respondendo com desculpas e racionalizações bíblicas ofensivas tripudiando ou debochando?

Em primeiro lugar, porque são fofoqueiros e não sabem que o são: Os fofoqueiros muitas vezes têm o objetivo de se elevar ao custo de fazer com que outras pessoas se pareçam maus e eles os bons; também se exaltam como uma espécie de repositórios de conhecimento e santidade, onde falam dos erros e defeitos dos outros, ou revelam detalhes potencialmente embaraçosos ou vergonhosos sobre a vida alheia sem o seu conhecimento ou aprovação alegando ser revelação divina. Sendo desmascarados, ao invés de admitirem a falha, eles culpam algo ou alguém mais na tentativa de minimizar a seriedade do erro do que para soluciona-lo.

Lamentavelmente temos visto tantas amizades [vidas] sendo destruídas por causa de algum engano [entendimento] e que começou com uma fofoca [critica]. Mas a Bíblia nos diz que "o homem perverso instiga a contenda, e o intrigante separa os maiores amigos" (Provérbios 16:28). Também no livro de Romanos, Paulo mostra a natureza pecaminosa daqueles a qual Deus estará derramando a Sua ira. Esses que por terem rejeitado as instruções e direção de Deus, Ele os entregou às suas naturezas pecaminosas. Nesta lista se inclui murmuradores e difamadores (Romanos 1:29-32). A bíblia fala que a boca do tolo é a sua própria destruição, e os seus lábios um laço para a sua alma. “As palavras do mexeriqueiro são como doces bocados; elas descem ao íntimo do ventre” (Provérbios 18:7-8). Triste ver que alguns gostam disso e procuram por ocasiões para ofender outras pessoas.

Em segundo lugar, as atitudes deles se evidenciam precisamente ao contrário do que dizem, pois, muitos não estão vivendo, pelo contrário, vivem negando, confundindo-se com as imitações grosseiras e burlescas do charlatanismo da fé, pois enaltecem a si mesmo naquilo que fazem esquecendo as suas próprias fraquezas, dando, enfim, como a regra de todas as excentricidades em nome de Deus. A fofoca, que tem causado desunião, intrigas e amarguras na vida de alguns cristãos. Devemos, pois, definir, conhecer e aprender como neutralizar esse erro.

Não seria mais sensato apaga-los do meio dos salvos em Cristo. Mas instruí-los: Paulo advertiu as viúvas para não serem mexeriqueiras ou ociosas. Essas são conhecidas por serem "não só ociosas, mas também paroleiras [guardadoras] e curiosas, falando o que não convém" (1 Timóteo 5:12-13). Temos que nos atentar aos que não produzem frutos [ociosas] e que têm a tendência de passar muito tempo com outras pessoas em seus lares, trabalhos, escolas, juntamente e se envolvem na vida dos outros, escutando e observando varias conversas e situações que têm o potencial de serem destorcidas, principalmente quando ditas sem testemunha.

Em terceiro lugar, Deus nos adverte contra deixar que esse pecado entre em nossas vidas. "O que anda tagarelando revela o segredo; não te intrometas com o que lisonjeia com os seus lábios" (Provérbios 20:19). As mulheres certamente não são as únicas culpadas de fofocar.  Portanto, não se deve dirigir àqueles que têm convicções diferentes de fé com palavras de desrespeito e altivez, porque o fofoqueiro é um inútil leva e traz que só serve pra isso, pois, pessoas inteligentes falam sobre ideias, pessoas comuns falam sobre coisas; pessoas medíocres falam sobre pessoas… por favor, àqueles que, não estando satisfeitos com aquilo que vivem, procurem alguma coisa melhor...

Em quarto lugar, A igreja do Senhor na terra tem a missão de ser diferente, consequentemente com os Seus princípios, Jesus não se impõe a ninguém. Ele quer ser aceito livremente e por convicção voluntaria. Os ensinamentos que recebemos vêm gratuitamente Dele. O livro de Provérbios tem uma longa lista de versículos sobre os perigos da fofoca e potencial dano que pode resultar. "O que despreza o seu próximo carece de entendimento, mas o homem entendido se mantém calado. O mexeriqueiro revela o segredo, mas o fiel de espírito o mantém em oculto" (Provérbios 11:12-13). Por essa razão não nos misturemos com essas coisas e tentemos ficar de fora de escândalos e burburinhos.

A mim, alguns podem achar que julgo ser melhor que os outros, mas a verdade é que tento fazer o bem ao próximo a cada dia com a intenção de prepara-lo  para receber a salvação em Cristo. Porém, tem uma classe de cristão, ou  falsos cristãos, que acreditam que vão pro céu ofendendo os outros, mas que terão lugar reservado no inferno, por causa do “disse que me disse”. Sl 101.5 “Destruirei aqueles que falam mal dos outros pelas costas...”. 

Se mesmo assim alguém aí está pensando que está certo, saiba que: “Se não souber controlar a língua, a sua religião não vale nada, e está enganando a si mesmo.”  Inclusive, o que nos irrita no outro e nos faz pensar que ele seja arrogante, chato, sabe tudo... normalmente é aquilo que temos arraigado dentro de nós, portanto, o chato,  desempenha um papel importante: de nos mostrar quem somos e sobre nossas chatices também. Embora muitas vezes nós tenhamos nutrido sentimentos ruins por tanto tempo,  mesmo convertido precisamos de mais tempo pra acabar com eles.

Por isso muitas vezes perdemos as pessoas próximas por endurecermos o nosso coração.  Nesse caso, bem que poderíamos ter aprendido muito com essa pessoa, mas a perdemos... Também perdemos tempo pra descobrir que pessoas mudam, defeitos mudam, tempos mudam, mas, se não tomarmos cuidado, as opiniões não. Só não  percamos o tempo em amar as pessoas, ame-a sempre seja ela como for. “O meu mandamento é este: amem-se uns aos outros como eu vos amei” (João 15:12)

Fonte: https://caetan.blogspot.com.br