Leituras:   Is 61,1-2a.10-11 /Ct.: Lc 1,46-50.53-54 / 1Ts 5,16-24 / Jo 1,6-8.19-28

TEMA:  SOU A VOZ QUE GRITA NO DESERTO!

Frei Carlos Mesters, O. Carm e Francisco Orofino

Hoje é o domingo em que celebramos a alegria. Tanto a primeira leitura quanto o cântico de meditação nos colocam diante da contribuição de Maria para a chegada do Salvador. Natal é celebrar o mistério da Encarnação de nosso Deus. É acompanhar com esperança a gravidez de Maria.

O texto de Isaías ressalta a alegria de quem vive intensamente uma experiência da presença de Deus. Esta alegria é confirmada por Maria em seu cântico. Ao entoar o cântico, Maria proclama a mudança que aconteceu em sua própria vida. O olhar amoroso de Deus, cheio de misericórdia, voltou-se para a pequenez desta jovem, residente numa pequena e esquecida aldeia no interior da Galileia, periferia do mundo.

Maria atende às exigências da Palavra de Deus e diz “sim” ao chamado para a missão materna. Ela se coloca como serva da Palavra e, através desta obediência, faz Jesus nascer para todos nós. Por isso ela canta feliz, exultante de alegria em Deus Salvador por tão grandiosa missão.

O mistério da Encarnação é ressaltado também pelo evangelho de hoje. É um pequeno trecho do Prólogo do evangelho de João. João Batista veio para ajudar o povo a descobrir e saborear a presença luminosa e consoladora da Palavra de Deus na vida do povo.

O testemunho do Batista foi tão importante que muita gente pensou que ele fosse o Messias. Por isso o texto esclarece dizendo: “João não era a luz! Veio apenas pára dar testemunho da luz!” Ele veio apontar a presença de Deus em Jesus, a verdadeira luz que ilumina todo ser humano que vem a este mundo.

Atualização

Hoje nós devemos ser as testemunhas fiéis que anunciam a presença de Deus no meio de uma sociedade violenta, agressiva e consumista. Nosso testemunho deve ser a vida em comunidade de acordo com os pedidos e conselhos de Paulo na carta aos tessalonicenses, onde ele diz: estejam sempre alegres, rezai sem cessar. Não extingam o Espírito!

O grande recado da celebração de hoje é o que dizia Isabel a Maria, a mãe de Jesus: Feliz aquela que acreditou! O recado é este: crer na Palavra de Deus, pois ela tem força para realizar aquilo que ela nos diz. A palavra de Deus é Palavra criadora e salvadora.