Dom Roberto Francisco Ferreria Paz

Bispo  de Campos (RJ)

É importante neste ano em que a Igreja que caminha no Brasil se empenha em refletir sobre o tema da Campanha da Fraternidade, os biomas brasileiros e a defesa da vida, dar eco e ressonância ao dia mundial das florestas e da água celebrados respectivamente nos dias 21 e 22 de março. As florestas são os pulmões do planeta, interferem benignamente no ciclo da água, são muito diversas, temos as temperadas que são também chamadas de florestas de folhas caducas, as boreais ou de coníferas do clima frio, as tropicais que são o centro da biodiversidade mundial, os mangues que são as  tropicais de água salobra e uma menção especial para a floresta tropical amazônica, que é heterogênea e apresenta folhas latifoliadas que permanecem verdes durante todo o ano. 

A nossa Mata Atlântica constitui a floresta mais ameaçada de extinção na atualidade, possuindo cerca de 25.000 espécies vegetais e quase 200.000 espécies vivas entre vegetais e animais. Em relação ao dia mundial da água, vale a pena lembrar que ela faz parte do patrimônio essêncial do planeta constituindo um bem público e um direito vital para os seres humanos e todas as criaturas. 

Apesar de sua abundância na terra somente o 2,493 % é doce, sendo que o atual estoque mundial de água potável é de aproximadamente 12,5 mil km cúbicos. Seria de bom alvitre ainda tomar consciência que a cada 8 segundos, morre uma criança vitimada de uma doença relacionada a água: disenterias e cólera principalmente. No mundo 80% das enfermidades são contraídas por causa de água poluída ou estancada, (ver o caso da dengue, zika e chikungunha). Outro grave problema é a carência de água para mais de 1.700.000.000 pessoas que moram em áreas de seca permanente, número que poderia dobrar até o ano 2025. 

Tudo isso nos leva a pensar num envolvimento e compromisso maior em relação aos princípios de economia, sobriedade e justiça para garantir a disponibilidade e o pleno acesso da água para todas as pessoas e criaturas, opondo-nos com firmeza a mercantilização dos bens essenciais para a vida. 

Que o Pai compassivo e misericordioso nos faça ter um zelo e cuidado cada vez mais intenso e preemente para salvar nossas florestas contra o desmatamento predatório e lutar pela irmã água como dom de Deus e direito para todos os seres. Deus seja louvado! Fonte: http://www.cnbb.org.br