O MST no estado do Rio de Janeiro realiza nos dias 16, 17 e 18/08, o lançamento do espaço de exposição e comercialização dos Produtos da Reforma Agrária Terra Crioula, na Rua da Lapa, 107.

Há muitos anos há o desafio de aproximar e divulgar a produção da agricultura camponesa do Rio de Janeiro e do Brasil e dialogar sobre a Reforma Agrária, como forma de fortalecer a relação campo e cidade e o projeto da  Reforma Agrária Popular, entendendo que este projeto é uma opção do conjunto da classe trabalhadora.

Esta é umas das formas de mostrar para sociedade a urgência e necessidade da Reforma Agrária, que, com a democratização da terra, tem como prioridade a produção de alimentos para o povo brasileiro.

No estado do Rio de Janeiro existem 19 assentamentos organizados pelo MST, na região Norte Fluminense, Região dos Lagos, Sul fluminense, e Baixada Fluminense. Os assentamentos estão também organizados em cooperativas e associações, como as cooperativas COOPATERRA, COOPAMAB, e 20 associações, além dos grupos coletivos de produção e comercialização, com destaque para os de mulheres e de jovens.

Este espaço terá uma representação destas localidades e uma diversidade de alimentos desde frutas, verduras e legumes em geral, como produtos processados e ainda fitoterápicos e fitocosméticos. Estes produtos recebem a marca Terra Crioula que representa os produtos dos assentamentos e acampamentos do estado do Rio de Janeiro.

Segundo o dirigente do Setor de Produção Raoni Lustosa, “é uma experiência que estamos iniciando com o funcionamento de duas vezes ao mês até dezembro, com entrega de cestas de produtos que poderão ser solicitados anteriormente no email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.."
Estão previstos para inauguração, além da feira de produtos, comidas típicas da Culinária da Terra e shows ao vivo todos os dias. No dia 16/09, às 19:30, a animação cultural será com Caramuela e haverá também uma Roda de Choro no dia 18/08, às 12:30. O ato de lançamento será no dia 16/08, às 18h. Fonte: http://www.mst.org.br