Luiz Gabriel Tiago, o Senhor Gentileza, é criador da "Pontinho de Luz" e pode ser o 1° brasileiro a ganhar o Nobel

O brasileiro Luiz Gabriel Tiago, o Senhor Gentileza, é um dos indicados ao Prêmio Nobel da Paz de 2018. Morador de Niterói, no Rio de Janeiro, Luiz Gabriel fundou em 2010 a empresa social “Pontinho de Luz”, rede de solidariedade que já conta com mais de 35 cadastrados e ajuda asilos, orfanatos, hospitais etc, no Brasil e no exterior.

A indicação do dele à maior premiação do planeta foi antecipada pelo jornalista Christovam de Chevalier, na coluna “Parada Obrigatória”, no jornal Globo-Zona Sul, do Rio. Quem enviou a carta de indicação à Academia Sueca, responsável pela organização do evento, foi o advogado Celio Celli de Oliveira Lima, diretor-geral da Escola Superior de Advocacia da Barra da Tijuca e coordenador do Curso de Direito da Universidade Estácio de Sá.

Em sete anos de atuação, o Senhor Gentileza calcula já ter distribuído 500 toneladas de alimentos a famílias carentes. Hoje, atende mensalmente 90 famílias no Rio e em São Paulo. Niteroiense de Várzea das Moças, ele veio de uma família pobre. Aos 16 anos, passou a vender café na Praça Quinze. Também trabalhou como office-boy. Com o dinheiro que suou para conquistar, conseguiu pagar um cursinho pré-vestibular e entrou para o Centro Universitário Plínio Leite, onde se formou em Turismo. Tempos depois, fez mestrado em Educação na Universidade Federal Fluminense (UFF).

“O tema gentileza sempre esteve muito presente em minha vida, mas era incoerente eu falar tanto nisso e não fazer nada. Foi quando conheci o conceito de empresa social, que propõe um negócio e faz a roda da solidariedade girar a partir dele”, disse ao jornal Extra. Ele pode ser o primeiro brasileiro a ganhar um Nobel. Fonte: http://bahia.ba/entretenimento