Maria Esperanza, 67 anos, chegou morta ao hospital. Motorista é um italiano e negou que tenha furado a barreira policial. PM informou que só constatou se tratar de uma turista quando abordou veículo. Dois PMs foram baleados nesta segunda.

A turista espanhola Maria Esperanza Ruiz Jimenez, de 67 anos, morreu após ser baleada na Favela da Rocinha, nesta segunda-feira (23), em mais uma manhã de tiroteios na comunidade. Por meio de nota, a Polícia Militar informou que o carro no qual ela estava furou um bloqueio feito pelos policiais e, por isso, os PMs fizeram disparos contra o veículo.

Em depoimento, o motorista, um italiano e vive há quatro anos no Brasil, negou ter recebido qualquer ordem para parar e que tenha furado a blitz. Ele disse que não notou a barreira policial ou qualquer tiroteio.

A PM informou que só constatou se tratar de uma turista após abordar o carro. A Corregedoria da corporação está apurando o caso. A Secretaria de Estado e Segurança diz que lamenta a morte que acompanha a apuração dos fatos junto à Corregedoria da Polícia Militar e à Divisão de Homicídios da Polícia Civil, que investiga o caso.

Maria Esperanza foi atingida no pescoço e chegou a ser socorrida, mas morreu antes de chegar ao Hospital Miguel Couto, na Gávea, também na Zona Sul. Ela estava acompanhada do cunhado e do irmão.

Os dois foram ouvidos informalmente no hospital e disseram que não foram avisados da situação de risco da Rocinha nas últimas semanas (entenda abaixo). A polícia vai investigar se a empresa de turismo tem responsabilidade.

Após deixarem o hospital, os espanhóis, acompanhados do vice-cônsul da Espanha no Rio, José Luiz Garcia Mira, seguiram para a Delegacia Especial de Apoio ao Turismo (Deat), no Leblon, onde estavam sendo ouvidos na tarde desta segunda. O cônsul do país europeu, Manuel Salazar, também está na delegacia. Fonte: https://g1.globo.com