Apesar do frio e bem agasalhado com um cachecol e um gorro branco, Bento XVI sai para desmentir as declarações de seu irmão, que afirmou que ele praticamente não tem mais condições de se movimentar. E ele faz isso com uma imagem publicada nas redes sociais por Francesco Grana, do jornal Il Fatto Quotidiano. A reportagem é de Religión Digital, 20-02-2018. A tradução é de André Langer.

Na foto, o Papa emérito aparece sentado em um banco, ao lado de Grana e outra pessoa, em uma imagem muito distante daquela que teve que ser desmentida pelo Vaticano na semana passada, e que apresentava um Ratzinger imobilizado, com uma “doença paralisante”, e sem poder se comunicar. A imagem está sendo reproduzida através dos jornalistas destacados em Roma.

Santa Sé desmente que Bento XVI tenha uma doença paralisante

Bento XVI não pode caminhar, nem se levantar sozinho. “Meu irmão sofre uma doença debilitante”, segundo seu irmão, Georg Ratzinger. Afirmações que foram desmentidas oficialmente pela Sala de Imprensa do Vaticano. A reportagem é de Jesús Bastante, publicada por Religión Digital, 15-02-2018. A tradução é do Cepat.

“As supostas notícias de uma doença debilitante ou degenerativa são falsas”, esclareceu a Sala de Imprensa do Vaticano. “Dentro de dois meses, Bento XVI completará 91 anos e, como ele mesmo disse recentemente, sente o peso dos anos, como é normal nesta idade”, acrescentou.

Em uma entrevista a Neue Post, e que havia sido publicada pela versão alemã Vatican News, o irmão padre confirmava o que todos pensavam quando o Papa eméritoescreveu, na semana passada, ao Corriere della Sera: estamos assistindo aos últimos dias do pontífice alemão.

Por causa de seu estado de saúde, Ratzinger se vê obrigado a “recorrer à cadeira de rodas”, e sua saúde vai se apagando lentamente, segundo seu irmão. “A maior inquietação é que a paralisia acabe chegando em seu coração, e então tudo poderia acabar velozmente”, afirmou Georg.

“Rezo todos os dias para pedir a Deus a graça de uma boa morte, em um bom momento, para mim e para meu irmão. Ambos temos este grande desejo”, acrescentou. Georg Ratzinger, quatro anos mais velho que seu irmão, estava prevendo visitar Bento XVIno dia 8 de abril, uma semana antes de seus 91 anos (no dia 16), “mas é muito tempo, quem sabe o que acontecerá até então”.

Apesar de tudo, os dois irmãos falam por telefone com certa assiduidade. Perguntado sobre isso, o porta-voz vaticano, Greg Burke, não quis fazer comentários, embora tenha se remetido à carta que o próprio Papa emérito enviou, na semana passada, ao Corriere, e na qual falava de seu “último trecho do caminho” e o declive de suas forças físicas. No último domingo, completaram-se cinco anos do anúncio da histórica renúncia de Bento XVI, que se efetivou no dia 28 desse mês. Fonte: http://www.ihu.unisinos.br