A Dinamarca anunciou na quarta-feira a expulsão por mendicância de uma eslovaca, a primeira nesse país por este motivo. A mendiga também foi condenada a 40 dias de prisão. A reportagem é publicada por Swissinfo, 30-11-2016. A tradução é de André Langer.
“É a primeira vez que uma pessoa é expulsa da Dinamarca por prática da mendicância”, prática considerada crime nesse país, indicou a polícia de Copenhagueem um comunicado. Um tribunal da capital dinamarquesa condenou essa mulher, cuja identidade não foi revelada, a 40 dias de prisão e à expulsão.

A polícia destaca que ela era reincidente, e que o processo permitiu compreender que ela veio à Dinamarca “com um único objetivo: ganhar a vida mendigando”.
“Pode parecer duro expulsar alguém pelo simples fato de que pede dinheiro aos transeuntes, mas o fato é que a mendicância é ilegal na Dinamarca”, comentou a procuradora Anne Jacobsen. O crime, constituído após uma ou várias advertências da polícia, é punível com seis meses de prisão. Fonte: http://www.ihu.unisinos.br