Livro de memórias traz ponto de vista do pontífice sobre fatos como o Holocausto, as Torres Gêmeas e o conclave que o elegeu.
Walter Porto, editor de Livros.
Capa da edição brasileira da autobiografia do papa Francisco, que sai pela HarperCollins em abril - Divulgação
A HarperCollins prepara o lançamento mundial da autobiografia do papa Francisco, que sairá no Brasil simultaneamente a pelo menos outros dez países em que a editora de alcance global está ativa.
Intitulado "Vida - Minha História Através da História", o pontífice de 87 anos narra sua experiência dos principais acontecimentos que tomaram o mundo, indo desde a eclosão da Segunda Guerra Mundial, quando o argentino Jorge Mario Bergoglio tinha apenas três anos, até os dias de hoje.
O livro foi feito em parceria com o jornalista italiano Fabio Marchese Ragona, alternando a voz de Francisco em primeira pessoa com relatos mais distanciados do narrador.
O líder da Igreja Católica já tem uma série de livros publicados com sua assinatura, mas é a primeira vez que ele se dedica a um relato de memórias de tamanha amplitude sobre sua própria vida.
Entre os fatos sobre os quais o religioso decidiu oferecer seu testemunho estão o Holocausto, o bombardeio atômico sobre Hiroshima e Nagasaki, o ataque às Torres Gêmeas, a recessão de 2008, a renúncia do Papa Bento 16 e o conclave que o elegeu papa, há quase 11 anos.
Em comunicado divulgado pela editora, o papa afirma que "este livro foi escrito para que as pessoas, principalmente os mais jovens, possam ouvir a voz de um idoso e refletir sobre o que o nosso planeta tem vivido, para não repetir os erros do passado". Fonte: https://www1.folha.uol.com.br