Uma foto mostra um incêndio em uma rua de Haia durante uma manifestação contra as medidas do governo holandês contra o coronavírus, em 20 de novembro de 2021. Novos tumultos estouraram no final de 20 de novembro por causa das medidas do governo holandês contra o coronavírus, com manifestantes atirando pedras e fogos de artifício na polícia. os protestos se tornaram violentos pela segunda noite na Holanda.
Milhares de manifestantes desafiaram as autoridades e se reuniram na capital holandesa, Amsterdã, no domingo para se opor às restrições do COVID-19, levando a confrontos e 30 prisões.
"Esta é a Holanda! Poder para o povo!" cantou um manifestante.
Os manifestantes se reuniram em uma das principais praças da cidade, apesar das autoridades holandesas proibirem o protesto de antemão.
Os manifestantes, que em sua maioria não usavam máscaras ou obedeciam a regras de distanciamento social, ignoraram a ordem de não marchar e caminharam por uma via principal, tocando música e segurando guarda-chuvas amarelos em sinal de oposição às medidas governamentais.
A polícia disse que os policiais antimotim tiveram que usar a força depois que os manifestantes se recusaram a deixar a praça, apesar de um aviso.
Quatro policiais ficaram feridos nos confrontos com os manifestantes e 30 prisões foram feitas por crimes, incluindo agressão, desordem pública, posse de uma arma proibida e desrespeito às forças de segurança, acrescentaram.
A mídia local informou que pelo menos dois manifestantes sofreram ferimentos.
O primeiro-ministro Mark Rutte anunciou um bloqueio em 18 de dezembro de 2021, uma semana antes do Natal, em resposta a uma nova onda de infecções por COVID-19 alimentadas pela variante Omicron.
O governo ordenou o fechamento de todas as lojas, exceto as essenciais, bem como restaurantes, cabeleireiros, academias, museus e outros locais públicos, incluindo lojas não essenciais, restaurantes, bares, cinemas, teatros e museus permanecerão fechados até 14 de janeiro e as escolas até 9 de janeiro.
De acordo com as novas regras, apenas duas pessoas podem se reunir ao ar livre, com exceção para enterros, mas nenhuma restrição de viagem foi imposta. Fonte: https://www.globaltimes.cn/