O Duplo Espírito

                O duplo espírito significa, em primeiro lugar, o quinhão dobrado da herança paterna, a parte do primogênito, dos filhos privilegiados. Os Carmelitas são os filhos privilegiados do grande Profeta, e pedem-lhe o quinhão do primogênito. Somente aquele que se propõe manter as tradições de casa tem direito a esta porção privilegiada. Se pedimos o seu duplo espírito, de acordo com esta primeira significação, devemos tornar-nos primeiro seus filhos e seguir-lhe o exemplo da melhor maneira possível.

               O duplo espírito tem uma segunda significação, a saber, a maravilhosa e harmoniosa união da contemplação da atividade na vida do santo profeta. Acima de tudo foi o grande contemplativo. Deus, porém, chamava-o freqüentemente da contemplação para a vida ativa, e a história considera-o como um dos mais diligentes trabalhadores de Deus entre o povo de Israel. Abiit autem inde in montem Carmeli. Mas sempre voltava a solidão da vida contemplativa. Os Carmelitas hão de ser contemplativos de maneira semelhante. Também eles voltarão as todas as vazes da atividade para a contemplação, a melhor e mais nobre parte da vocação deles.

               Dá-se, no entanto, ao duplo espírito do profeta um terceiro sentido. Significa, então a união harmoniosa do exercício humano da virtude e da infusão divina da união mística: a união da via purgativa e iluminativa com a via unitiva. É neste terceiro sentido que a antiga "Instituição" da Ordem entendeu e adotou o duplo espírito de Elias. É este o duplo espírito que devemos pedir ao Céu. A vida Carmelita deve ser um reflexo deste duplo espírito: de um lado, o exercício da virtude na atividade individual ou social, baseada numa vida de oração, e, de outro, a constante prática da meditação, que encontra a sua coroa e complemento na contemplação ativa ou na oração de simplicidade, ou naquele outro espírito indizivelmente mais elevado: a experiência mística real de Deus, já nesta vida. A vida no Carmelo consiste na união da contemplação ativa e da passiva, na união do esforço humano e da vida mística divinamente infundida. Os nossos sofrimentos e sacrifícios, os nossos trabalhos e esforços na prática da oração e da virtude serão galardoados por Deus com a visão beatificarei do Seu amor e da Sua grandeza. Podemos, portanto, em verdade dizer que "a vida de Elias é o mais conciso sumário da vida da