Homens tentam atacar ovos em Jean Wyllys durante palestra em Portugal: "Nunca tive medo dos covardes”

Dupla foi retirada por seguranças imediatamente após o ataque

Seguranças da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC) retiraram dois homens que tentaram atacar Jean Wyllys com ovos na tarde desta terça-feira (26) em Portugal, onde o ex-deputado estava para uma palestra.

De acordo com a revista portuguesa “Sábado”, um dos homens que estava no auditório da instituição saiu de seu assento, desceu alguns degraus e atirou um ovo em direção ao ex-deputado, mas não o atingiu. Ele foi retirado por seguranças do local assim como outro que tentou fazer a mesma coisa na sequência.

Convidados que assistiam à palestra passaram a gritar “tira, tira” para que os seguranças retirassem os homens. Segundo o jornal "Correio da Manhã", ambos os manifestantes pertenciam ao partido de extrema-direita PNR.

"Não peçam para tirar. Nunca tive medo dos covardes", afirmou Jean Wyllys após o ataque. "Qualquer fascista covarde, que se queira manifestar, em vez de atirar ovos ou tiros, por favor, vamos aos argumentos. Levantem-se, manifestem-se, falemos”. Segundo ele, as pessoas que tentaram atirar ovos "são compostas por esse ódio que não permite a diversidade".

A conferência em Coimbra na qual aconteceu o ataque tem como tema "Discursos de ódio e fake news da extrema direita e seus impactos nos modos de vida de minorias sexuais, étnicas e religiosas - o caso do Brasil".

Jean Wyllys anunciou no início do ano que havia deixado o Brasil e desistido de seu mandato como deputado federal após Brasil após receber ameaças de morte. "Preservar a vida ameaçada é também uma estratégia da luta por dias melhores. Fizemos muito pelo bem comum. E faremos muito mais quando chegar o novo tempo, não importa que o façamos por outros meios! Obrigado a todas e todos vocês, de todo coração", escreveu ele no Twitter. Fonte: https://revistamarieclaire.globo.com