Rezo pela sabedoria para o Papa, porque o coração está aberto ao Espírito Santo, e se ele não o fizer, rezo pela sua rápida partida para a Casa do Pai. Eu sempre posso pedir a Deus uma morte feliz por ele, porque uma morte feliz é uma grande graça - disse em uma homilia pronunciada em 25 de fevereiro, Pe. prof. Edward Staniek, ao listar a opinião errada, em sua opinião, de Franciszek, ao qual o teólogo creditou abertamente aos muçulmanos e aqueles que viviam em estado de pecado mortal.

Na homilia entregue na igreja das Irmãs Felicianas. Coração imaculado da Santíssima Virgem Maria em Cracóvia, padre dr. hab. Edward Staniek chamou a atenção para a noção de autoridade. - Para Abraham, a mais alta autoridade era Deus e por que ele fez o que ele pediu. Este é o ato de fé em Deus. Existe nele o reconhecimento de Deus como autoridade suprema e contando apenas com ele - disse o sacerdote observando que, nas páginas do Evangelho, o Deus o Pai indicou como autoridade de seu Filho. Em uma visão, o Senhor mostrou aos apóstolos que a autoridade de Jesus Cristo é maior que a possuída pelas duas maiores autoridades do Antigo Testamento - o legislador de Moisés e o profeta Elijah.

Quem é a maior autoridade para mim? Jesus? - perguntou o Pe. prof. Staniek, ao mesmo tempo, explicou que a autoridade é o respeito por alguém responsável, por uma pessoa merecedora de confiança por algum motivo, por exemplo, especialização em um determinado campo. O respeito por essa pessoa conta com sua opinião. " O fundamento da autoridade é responsabilidade do homem " , disse o pregador, observando também a atenção ao relacionamento íntimo de um homem com autoridade e verdade.

Meu Deus é uma responsabilidade e me cria à Sua imagem e à Sua imagem. Ele é a autoridade. E eu devo ser cem por cento a autoridade responsável pela minha palavra, pensamentos e ações - disse o Pe. prof. Edward Staniek também se refere à autoridade na Igreja. O sacerdote criticou a atribuição automática de autoridade àqueles que ocupam funções da igreja, do papa pelos cardeais e bispos aos superiores das províncias religiosas e dos padres da paróquia. Tal atitude pode causar espanto, porque às vezes as pessoas em posições não têm autoridade, embora possam encomendar.

A autoridade não é recebida, a autoridade cresce. Na Igreja, a única autoridade é Jesus. Não o Papa, nem a hierarquia, nem os superiores. Jesus. E com base em Sua autoridade, a Igreja vive. Quem está na igreja está no candelabro e imita Jesus em sua vida irradia sua autoridade. Um candelabro alto dá poder, mas não dá autoridade - lembrou o retratista, observando que as pessoas no candelabro não só não têm autoridade, mas às vezes pior.

- O papa Francisco em um alto candelabro, sob pressão dos acordos, se afasta claramente de Jesus em dois pontos: ele interpreta mal a sua misericórdia - disse o Pe. prof. Edward Staniek.

Em nome da misericórdia, ele chama paróquias e dioceses a abrir a porta para os seguidores do islamismo. Como religião, eles são hostis ao Evangelho e à Igreja. Eles mataram milhões em guerras religiosas. E nós, poloneses, lembrando a vitória sobre seus exércitos perto de Viena, melhor do que outros entendem que não há como conversar sobre o diálogo com eles. Podemos mostrar piedade aos crentes muçulmanos que estão morrendo de fome ou sede. As portas da diocese e da paróquia podem estar abertas apenas aos crentes em Jesus Cristo - disse o padre Edward Staniek em uma homilia entregue em 25 de fevereiro de 2018.

 - O segundo ponto da miséria mal-entendida é abrir a porta para a Eucaristia, a comida do santo, para as pessoas que escolhem o pecado como seu mundo. Eles podem ter acesso à Eucaristia enquanto se arrependerem e se arrependerem de seus pecados. Quem sabe o que é a santidade da Sagrada Comunhão, isto antes do Santo Pão dobrar os joelhos e bater no peito: "seja misericordioso comigo, pecadores" do que estender a mão ou a língua para consumir o Pão Sagrado. Para o profano, é uma comida mortal, porque é um sacrilégio. Admitir as pessoas profanas à santidade na Igreja é uma profanação dos sacramentos - observou o padre.

Qual é a direção do Papa? Eu não sei. Qual é o propósito de seu discurso? Eu também não sei. Eu sei como essas declarações são usadas em mídias dedicadas à destruição de Jesus e Sua Igreja. Rezo pela sabedoria para o Papa, porque o coração está aberto ao Espírito Santo, e se ele não o fizer, rezo pela sua rápida partida para a Casa do Pai. Eu sempre posso pedir a Deus uma morte feliz para ele, porque uma morte feliz é uma grande graça - disse o teólogo e patrólogo no sermão.

 - Se o Papa não ouve Jesus do Monte Tabor, ele não participa da Sua autoridade. A Igreja de Cristo não é construída no poder. É construído com autoridade. Aquele que valoriza o poder acima da autoridade é o corpo estranho na Igreja de Jesus. Ouçamos a Jesus, assim como o próprio Pai no Monte Tabor nos recomendou - encerrou a homilia do Pe. prof. Edward Staniek.

Padre prof. Staniek é uma grande autoridade teológica da Igreja na Polônia. Ele foi um reitor do seminário em Cracóvia há muito tempo, escreveu várias dúzias de livros, foi membro do Comitê de Ciências Teológicas da Academia Polaca de Ciências.

 Fonte: kjb24.pl/ MWL; http://www.pch24.pl