Escultura de Maria será trocada no dia 24 e promete surpreender o público

RIO — Uma das imagens mais simbólicas do Natal é a do presépio, que remete à noite do nascimento de Jesus. Nada mais divino e, ao mesmo tempo, tão humano, na opinião do padre Wanderson Guedes, da Igreja do Sagrado Coração de Jesus, na Glória. Ele, que é o responsável pelo presépio que já virou tradição no bairro, diz que este ano quer abordar o que considera um “retrocesso humano existencial”.

— Temos que entrar na luta contra a onda de conservadorismo e puritanismo de uma parte da população que se escandaliza com questões tão normais como mães amamentando seus filhos em locais públicos — afirma ele, que é pároco da igreja há 14 anos.

Este ano, a imagem da Virgem Maria aparece grávida em cima de um burrinho, na companhia de José. O religioso adianta que no dia 24 o público terá uma grande surpresa, que ele não revela de jeito nenhum.

— Vamos trocar a imagem de Maria por uma outra que vai mostrar exatamente a mensagem que queremos passar — diz o padre, que também é artista plástico e restaurador e que esculpe cada uma das imagens em tamanho natural.

Ele lamenta o episódio de vandalismo que aconteceu ano passado e que danificou parte das imagens. Este ano, o presépio vem com metade das peças habituais.

— Não tivemos recursos financeiros para restaurar tudo e fazer um novo cenário. Reaproveitamos tudo o que pudemos. Queríamos ter feito um presépio à altura do que os cariocas merecem — diz o padre, que não recebe patrocínio para montar a maquete. — Se não fosse pela força e o apoio dos paroquianos, que abraçaram a causa junto comigo, não teríamos conseguido.

Para esta data do ano, padre Wanderson deseja que as pessoas entendam que o Natal é a própria graça de Deus encarnada no mundo:

— Ela se deu pela divinização do humano que veio através do menino Jesus. que nasceu, viveu e morreu como qualquer outro ser humano. É na ternura dessa criança que veio fazer morada conosco que está o caminho que nos leva até Deus. Se conseguir trazer isso para o nosso coração de fato teremos um Natal diferente. Fonte: https://oglobo.globo.com