TRÍDUO DE SANTO ELIAS. 1º Dia: Ritual e reflexão

(Com a Missa)

Frei Carlos Mesters, O. Carm

Org. Frei Petrônio de Miranda, O. Carm

 

Tema: Vivo é o Senhor, em cuja presença estou

Comentário

Sejam todos bem-vindos e bem-vindas nesta primeira noite do Tríduo de Santo Elias. Depois de celebrar Nossa Senhora do Carmo- Mãe dos Carmelitas e nossa, aqui estamos para lembrar outra coluna do Carmelo- Santo Elias Profeta, Pai e Guia do Carmelo.

"Vivo é o Senhor, em cuja presença estou" (1Reis 17,1). É com esta frase que o profeta Elias aparece na Bíblia e se apresenta ao povo. É esta atitude de fé que o caracteriza e que sempre inspirou os carmelitas, até hoje. Ela é a raiz da nossa vida no Carmelo. Quando Elias diz: "Vivo é o Senhor em cuja presença estou", ele se refere a um costume daquela época. Os servos ou ministros do rei costumavam estar sempre "na presença do rei", junto ao trono, prontos para atenderem a qualquer pedido e realizarem qualquer serviço que ele pedisse. Que o testemunho de Elias possa ajudar-nos a viver na presença de Deus, como servos e servas, prontos para atendermos a qualquer apelo ou serviço que Deus nos pedir.

De pé, vamos receber o presidente da celebração (........ ), os ministros da eucaristia, os leitores e coroinhas louvando ao nosso Bom Deus que manifestou em Elias a sua ação libertadora em favor do povo e em busca do verdadeiro Deus. Cantemos!  

 

Oração da coleta

Deus eterno e omnipotente, que concedestes ao bem-aventurado Elias, vosso profeta e nosso pai, a graça de viver na vossa presença e de se inflamar de zelo pela vossa glória, fazei que, procurando sempre a vossa presença, nos tornemos testemunhas do vosso amor. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do

Espírito Santo.

 

Primeira leitura (1Reis 17,1-6)

1Elias, tesbita, de Tesbi em Galaad, disse a Acab: "Pela vida do Senhor, o Deus de Israel, a quem sirvo: não haverá nestes anos nem orvalho nem chuva, a não ser quando eu o ordenar." 2A palavra do Senhor foi-lhe dirigida nestes termos: 3"Vai-te daqui, retira-te para o oriente e esconde-te na torrente de Carit, que está a leste do Jordão. 4Beberás da torrente e ordenei aos corvos que te deem lá alimento." 5Elias partiu, pois, e fez como o Senhor ordenara, indo morar na torrente de Carit, a leste do Jordão. 6Os corvos lhe traziam pão de manhã e carne à tarde, e ele bebia da torrente.  Palavra do Senhor.

 

Salmo de meditação

Salmo. (Sl 119,10-12.14)

Imitar o profeta Elias que meditava dia e noite na lei do Senhor

 

Refrão: Quero meditar dia e noite na lei do Senhor

1-Eu te busco, Senhor, de todo o coração, não me deixes afastar dos teus mandamentos. Conservei tuas promessas no meu coração    para não pecar contra ti.

2-Bendito sejas, Senhor, ensina-me os teus estatutos. Eu me alegro com o caminho dos teus testemunhos, mais do que com todas as riquezas.

3-Vou meditar teus preceitos e considerar teus caminhos. Eu me delicio com teus estatutos e não me esqueço da tua palavra.

 

Leitura do Evangelho. (João 8,28-30)

Como Elias, Jesus vive sempre com Deus.

28Disse-lhes, então, Jesus: "Quando tiverdes elevado o Filho do Homem, então sabereis que EU SOU e que nada faço por mim mesmo, mas falo como me ensinou o Pai. 29E quem me enviou está comigo. Não me deixou sozinho, porque faço sempre o que lhe agrada". 30Tendo ele assim falado, muitos creram nele. Palavra da Salvação.

 

Pensamentos para a Homilia

1º Dia:  1Reis 17,1-6: Viver na presença de Deus e refazer a história

1 Reis 17,1a

A primeira coisa que a Bíblia nos informa a respeito do profeta Elias é o testemunho vivo da sua fé: "Vivo é o Senhor, em cuja presença estou". É com esta frase que Elias aparece e se apresenta. É a atitude que o caracteriza. É a raiz de toda a sua ação profética. Esta frase vem da tradução latina da Vulgata que era a Bíblia usada pelos Carmelitas ao longo dos séculos. Literalmente, no hebraico, se diz: "Pela vida de YHWH a quem sirvo". São dois conceitos ligados entre si: Vivo é o Senhor em cuja presença estou e Pela vida de YHWH a quem sirvo. É que naquele tempo, os "servos" (empregados, servidores, ministros) estavam sempre "na presença" do rei", junto ao trono dele, prontos para atender a qualquer pedido e realizar qualquer serviço para o rei. Esta profissão de fé de Elias "Vivo é o Senhor em cuja presença estou!" sempre inspirou os carmelitas, até hoje. Ela é a raiz da nossa vida no Carmelo. Que ela possa ser também a fonte da nossa disponibilidade de servir.

1 Reis 17,1b

Elias diz ao rei Acab: "Nestes anos não haverá orvalho, nem chuva, a não ser quando eu mandar". Aqui transparece a capacidade de Elias de descobrir os apelos de Deus nos fenômenos da natureza. Elias soube ler o apelo de Deus naquela seca demorada de mais de três anos e, assim, conseguiu obrigar o rei Acab a respeitar a lei de Deus. Esta atitude contemplativa de Elias diante dos fenômenos da natureza é a consequência daquele novo olhar nascido nele a partir da experiência de Deus: "Vivo é o Senhor em cuja presença estou!" O novo olhar de fé o ajudava a interpretar os sinais dos tempos e a ler o apelo de Deus nos fatos da vida.

 

1 Reis 17,2-6

Deus diz a Elias: "Saia daqui, dirija-se para o orienta e esconde-se no córrego Carit, que fica a leste do Jordão". Elias deve sair da terra prometida no mesmo lugar por onde, séculos antes, depois dos 40 anos no deserto, o povo tinha entrado para tomar posse da terra prometida. Agora, por ordem de Deus, Elias atravessa o Jordão, volta para o deserto e se esconde no Carit, onde será alimentado pelos corvos e poderá beber água do córrego. Isto significa que Elias, voltando para o deserto, deve recomeçar a viver como vivia o povo durante aqueles 40 anos da sua formação, sobrevivendo com o maná que Deus lhe fornecia. Ou seja, Elias deve refazer a história do seu povo. É o que se pede de todos nós, Carmelitas: refazer a história, recuperar a memória, redescobrir nossa identidade, voltar a alimentar-nos daquela mesma experiência da nossa origem no Monte Carmelo. Devemos fazer isto não só com reflexões teóricas, mas também e sobretudo, como Elias, com iniciativas bem concretas: atravessar o rio, fazer um retiro, esconder-se no Carit. Os primeiros Carmelitas diziam: Carit significa Caridade: esconder-se na caridade.

 

LADAINHA DE SANTO ELIAS.

Frei Petrônio de Miranda, O. Carm.

Convento do Carmo da Lapa, Rio de Janeiro. 17 de julho-2019.

 

Senhor tende piedade de nós!

Senhor tende piedade de nós!

Jesus Cristo tende piedade de nós!

Jesus Cristo tende piedade de nós!

Senhor tende piedade de nós!

Senhor tende piedade de nós!

Deus Pai do Céu, tende piedade de nós.

Deus Filho Redentor do mundo, tende piedade de nós.

Deus Espírito Santo, tende piedade de nós.

Santíssima Trindade que sois um só Deus,

Tende piedade de nós.

Nossa Senhora do Carmo. Rogai por nós!

São José Patrono do Carmelo. Rogai por nós!

Santo Elias Pai e guia do Carmelo. Rogai por nós!

Que foste nutrido por um corvo no deserto. Intercedei por nós!

Santo Elias Pai dos eremitas. Rogai por nós!

Que perseverante na contemplação da lei do Senhor. Rogai por nós!

Santo Elias modelo de justiça. Rogai por nós.

Que chamaste Eliseu para ser o teu sucessor. Intercedei por nós!

Santo Elias propagador da verdade. Rogai por nós!

Que pela vossa oração abristes o céu e conseguistes a chuva. Rogai por nós!

Santo Elias protetor das viúvas. Rogai por nós!

Que fostes apaixonado pelo zelo do Senhor Deus. Intercedei por nós!

Santo Elias precursor de Cristo. Rogai por nós!

Que aparecestes com Moisés no Monte Tabor. Rogai por nós!

Que caminhastes pelo deserto até a montanha de Deus. Rogai por nós!

Santo Elias zeloso defensor do culto do Deus único. Intercedei por nós!

Que vos compadecestes da viúva de Sarepta. Rogai por nós!

Que defendestes Nabot um homem temente a Deus, Rogai por  

Que encontrastes o senhor no silêncio e na oração. Rogai por nós!

Santo Elias defensor dos pobres e perseguidos. Intercedei por nós!

Santo Elias mestre dos profetas. Rogai por nós!

Santo Elias defensor do verdadeiro Deus no Monte Carmelo. Rogai por nós

Santo Elias perseguido por causa da justiça. Rogai por nós

Santo Elias inspiração da Igreja em saída. Intercedei por nós

Que encontrastes vida na nuvenzinha para regar a terra. Rogai por nós!

Que pelo Senhor Deus fostes consolado na noite escura. Rogai por nós!

Santo Elias arrebatado aos céus em uma carruagem de fogo. Rogai por nós!

Santo Elias intercede a Deus Pai pelos desempregados. Intercedei por nós

Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo: Perdoai-nos Senhor!

Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo: Ouvi-nos, Senhor!

Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo: Tende piedade de nós!

Padre: Rogai por nós, santo Elias, nosso Pai e Guia do Carmelo.

Todos: Para que sejamos dignos das promessas de Cristo! Amém

 

Oração.

Deus eterno e onipotente, que concedestes a Santo Elias, vosso profeta e nosso pai espiritual, a graça de viver na vossa presença e de se inflamar de zelo pela vossa glória. Fazei que, procurando sempre a vossa presença, nos tornemos testemunhas do vosso amor. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. Amém

 

Oração sobre as ofertas

Aceitai, Senhor, os dons da vossa Igreja, e, assim como aceitastes o sacrifício do profeta Elias, dignai-Vos, de igual modo, receber as nossas ofertas de pão e vinho. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

 

PREFÁCIO

O Profeta Elias, amigo de Deus e apóstolo

 

  1. O Senhor esteja convosco.
  2. Ele está no meio de nós.
  3. Corações ao alto. R. O nosso coração está em Deus.
  4. Dêmos graças ao Senhor nosso Deus. R. É nosso dever, é nossa salvação.

Senhor, Pai Santo, Deus eterno e omnipotente é verdadeiramente nosso dever, é nossa salvação dar-Vos graças, sempre e em toda a parte, por Cristo nosso Senhor. Vós suscitastes profetas para que proclamassem que sois o Deus vivo e verdadeiro e conduzissem o vosso povo na esperança da salvação. Entre eles honrastes com a vossa divina amizade o profeta Elias, para que, devorado pelo zelo da vossa glória, manifestasse a vossa omnipotência e a vossa misericórdia. Ele caminhou sempre na vossa presença e por isso o quisestes junto a Cristo no Tabor, como testemunha da Transfiguração, para se alegrar com a presença gloriosa do vosso Filho. Por isso, com os Anjos e os Santos, proclamamos a vossa glória, cantando numa só voz:

Santo, Santo, Santo.

Depois da Comunhão: Invocação Eliana-Mariana

 

Padre: Falou Elias para o seu servo:

 

Todos: Sobe a montanha, olha para o mar!....

Padre: Ave Maria... Todos: Santa Maria...

 Padre: Cobriu-se o céu de densas nuvens...

Todos: Foi muita chuva a desabar

Padre: Ave Maria... Todos: Santa Maria...

 Cel: E a terra deu o mais novo fruto:

Todos: Nasce de uma Virgem, Aquele que vem salvar!

Padre: Ave Maria... Todos: Santa Maria...

Padre: Rogai por nós Virgem Bendita!

Todos: Ó Padroeira dos Carmelitas! 

 

OREMOS

Deus eterno e onipotente, que concedestes ao bem-aventurado Elias, vosso profeta e nosso pai, a graça de viver na vossa presença e de se inflamar de zelo pela vossa glória,

Fazei que, procurando sempre a vossa presença, nos tornemos testemunhas do vosso amor. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

 

Antífona da comunhão (1Rs 19, 8)

Elias comeu e bebeu, e, fortalecido com o alimento, caminhou até ao monte de Deus.

 

Depois da Comunhão (Final)

Fortalecidos com a comida e a bebida angélica da mesa do vosso Filho, concedei-nos, Senhor, que, procurando-Vos sempre por meio da fé, alcancemos a contemplação da vossa presença no monte santo da glória. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. Amém

 

TRÍDUO DE SANTO ELIAS. 2º Dia: Ritual e reflexão

(Com a Missa)

Frei Carlos Mesters, O. Carm

Org. Frei Petrônio de Miranda, O. Carm

 

Tema: A Partilha da viúva

 

Comentário

Sejam todos bem-vindos e bem-vindas nesta segunda noite do Tríduo de Santo Elias. Hoje, vamos olhar para a misericórdia de Elias- Pai e Guia do Carmelo- a partir do gesto de solidariedade na casa de uma pobre viúva.

A seca prolongada de mais de três anos provocou fome. O córrego Carit, onde Elias estava, secou. Ficou sem água. Deus mandou que Elias fosse para Sarepta na terra de Sidônia, onde uma viúva cuidaria da sua comida. Mas por causa da seca, na casa da viúva só tinha sobrado um pouco de farinha e de azeite. Nada mais! Ela disse a Elias que ia fazer uns pãezinhos para si mesma e o filho e depois esperar a morte chegar.

Mesmo sendo difícil, Elias insiste na partilha: "Faça primeiro um pão para mim, e depois você fará o pão para você e seu filho!" Ela obedeceu. Partilhou com Elias o pouco que tinha. A partilha garantiu a sobrevivência dela mesma, do filho e de Elias. Se houvesse partilha no Brasil, não haveria fome nem faminto, e sobraria comida para muita gente de outros países. O povo diz até hoje: "Pobre não deixa pobre morrer de fome!"

De pé, vamos receber o presidente da celebração (........ ), os ministros da eucaristia, os leitores e coroinhas louvando ao nosso Bom Deus que manifestou em Elias a favor da pobre viúva da sua época e em nosso dia-a-dia. Cantemos!  

Oração da coleta

Deus eterno e omnipotente, que concedestes ao bem-aventurado Elias, vosso profeta e nosso pai, a graça de viver na vossa presença e de se inflamar de zelo pela vossa glória, fazei que, procurando sempre a vossa presença, nos tornemos testemunhas do vosso amor. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do

Espírito Santo.

 

Primeira leitura. (1Reis 17,7-16)

7Depois de certo tempo, a torrente secou, porque não chovia mais na terra. 8Então a palavra de Iahweh lhe foi dirigida nestes termos: 9"Levanta-te e vai a Sarepta, que pertence à Sidônia, e lá habitarás. Eis que ordenei lá, a uma viúva, que te dê o sustento." 10Ele se levantou e foi para Sarepta. Chegando à porta da cidade, eis que estava lá uma viúva apanhando lenha; chamou-a e disse: "Por favor, traze-me num vaso um pouco d'água para eu beber!" 11Quando ela já estava indo para buscar água, ele gritou-lhe: "Traze-me também um pedaço de pão na tua mão!" 12Respondeu ela: "Pela vida de Iahweh, teu Deus, não tenho pão cozido; tenho apenas um punhado de farinha numa vasilha e um pouco de azeite na jarra. Estou ajuntando uns gravetos, vou preparar esse resto para mim e meu filho; nós o comeremos e depois esperaremos a morte." 13Mas Elias lhe respondeu: "Não temas; vai e faze como disseste. Mas, primeiro, prepara-me com o que tens um pãozinho e traze- mo; depois o prepararás para ti e para teu filho. 14Pois assim fala Iahweh, Deus de Israel: A vasilha de farinha não se esvaziará e a jarra de azeite não acabará, até o dia em que Iahweh enviar a chuva sobre a face da terra." 15Ela partiu e fez como Elias disse e fizeram uma refeição ele, ela e seu filho: 16A vasilha de farinha não se esvaziou e a jarra de azeite não acabou, conforme a predição que Iahweh fizera por intermédio de Elias. Palavra do Senhor

 

Salmo de meditação (Sl 119,29-32)

Imitar o profeta Elias que meditava dia e noite na lei do Senhor

 

Refrão. Quero meditar dia e noite na lei do Senhor

1-Afasta-me do caminho da mentira, e gratifica-me com tua lei. Eu escolhi o caminho da verdade, e me conformo às tuas normas.

2- Eu me apego aos teus testemunhos, Senhor, não me deixes envergonhado. Eu corro no caminho dos teus mandamentos, pois tu alargas o meu coração.

3-Indica-me, Senhor, o caminho dos teus estatutos, eu quero guardá-lo como recompensa. Faze-me entender e guardar tua lei, para observá-la de todo o coração.

 

Leitura do Evangelho: Marcos 12,41-44

Jesus elogia a partilha da viúva no Templo

41E, sentado frente ao Tesouro do Templo, observava, como a multidão lançava pequenas moedas no Tesouro, e muitos ricos lançavam muitas moedas. 42Vindo uma pobre viúva, lançou duas moedinhas, isto é, um quadrante. 43E chamando a si os discípulos, disse-lhes: “Em verdade eu vos digo que esta viúva que é pobre lançou mais do que todos os que ofereceram moedas ao Tesouro. 44Pois todos os outros deram do que lhes sobrava. Ela, porém, na sua penúria, ofereceu tudo o que tinha, tudo o que possuía para viver”.

 

Pensamentos para a Homilia

2º Dia: 1Reis 17,7-16: Insistir na partilha e estar com os pobres

 

1 Reis 17,7-16.  A partilha da viúva

Por causa da seca demorada de mais de três anos, na casa daquela viúva só sobrou um pouco de farinha e de azeite. Nada mais! Era para ela fazer uns pãezinhos para si mesma e para o filho e depois morrer. Ela disse a Elias: "Vamos comer e ficar esperando a morte". Mesmo sendo difícil, Elias exige que ela faça a partilha do pouco de pão de ela dispunha para sobreviver. Ele diz com uma certa dureza: "Faça primeiro um pão para mim, e depois você fará o pão para você e seu filho!" Isto significa que devemos reaprender a partilha como um dos fundamentos indispensáveis da vida em comunidade. É a falta de partilha que até hoje gera a injustiça no mundo. A partilha garantiu a sobrevivência para a viúva e o filho naquela época de seca e de penúria. A partilha é a raiz da vida em comunidade. Se houvesse partilha no Brasil, não haveria fome nem faminto e sobraria comida para muita gente de outros países. O povo diz até hoje: "Pobre não deixa pobre morrer de fome!" Jesus elogiou a outra viúva que depositou duas pequenas moedas no cofre: Eu garanto a vocês: essa viúva pobre depositou mais do que todos os outros que depositaram moedas no Tesouro. Porque todos depositaram do que estava sobrando para eles. Mas a viúva na sua pobreza depositou tudo o que tinha, tudo o que possuía para viver (Mc 12,43-44).

 

LADAINHA DE SANTO ELIAS.

Frei Petrônio de Miranda, O. Carm.

Convento do Carmo da Lapa, Rio de Janeiro. 19 de julho-2018.

 

Senhor tende piedade de nós!

Senhor tende piedade de nós!

Jesus Cristo tende piedade de nós!

Jesus Cristo tende piedade de nós!

Senhor tende piedade de nós!

Senhor tende piedade de nós!

Deus Pai do Céu, tende piedade de nós.

Deus Filho Redentor do mundo, tende piedade de nós.

Deus Espírito Santo, tende piedade de nós.

Santíssima Trindade que sois um só Deus,

Tende piedade de nós.

Nossa Senhora do Carmo. Rogai por nós!

São José Patrono do Carmelo. Rogai por nós!

Santo Elias Pai e guia do Carmelo. Rogai por nós!

Que foste nutrido por um corvo no deserto. Intercedei por nós!

Santo Elias Pai dos eremitas. Rogai por nós!

Que perseverante na contemplação da lei do Senhor. Rogai por nós!

Santo Elias modelo de justiça. Rogai por nós.

Que chamaste Eliseu para ser o teu sucessor. Intercedei por nós!

Santo Elias propagador da verdade. Rogai por nós!

Que pela vossa oração abristes o céu e conseguistes a chuva. Rogai por nós!

Santo Elias protetor das viúvas. Rogai por nós!

Que fostes apaixonado pelo zelo do Senhor Deus. Intercedei por nós!

Santo Elias precursor de Cristo. Rogai por nós!

Que aparecestes com Moisés no Monte Tabor. Rogai por nós!

Que caminhastes pelo deserto até a montanha de Deus. Rogai por nós!

Santo Elias zeloso defensor do culto do Deus único. Intercedei por nós!

Que vos compadecestes da viúva de Sarepta. Rogai por nós!

Que defendestes Nabot um homem temente a Deus, Rogai por  

Que encontrastes o senhor no silêncio e na oração. Rogai por nós!

Santo Elias defensor dos pobres e perseguidos. Intercedei por nós!

Santo Elias mestre dos profetas. Rogai por nós!

Santo Elias defensor do verdadeiro Deus no Monte Carmelo. Rogai por nós

Santo Elias perseguido por causa da justiça. Rogai por nós

Santo Elias inspiração da Igreja em saída. Intercedei por nós

Que encontrastes vida na nuvenzinha para regar a terra. Rogai por nós!

Que pelo Senhor Deus fostes consolado na noite escura. Rogai por nós!

Santo Elias arrebatado aos céus em uma carruagem de fogo. Rogai por nós!

Santo Elias intercede a Deus Pai pelos desempregados. Intercedei por nós

Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo: Perdoai-nos Senhor!

Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo: Ouvi-nos, Senhor!

Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo: Tende piedade de nós!

Padre: Rogai por nós, santo Elias, nosso Pai e Guia do Carmelo.

Todos: Para que sejamos dignos das promessas de Cristo! Amém

 

Oração.

Deus eterno e onipotente, que concedestes a Santo Elias, vosso profeta e nosso pai espiritual, a graça de viver na vossa presença e de se inflamar de zelo pela vossa glória. Fazei que, procurando sempre a vossa presença, nos tornemos testemunhas do vosso amor. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. Amém

Oração sobre as ofertas

Aceitai, Senhor, os dons da vossa Igreja, e, assim como aceitastes o sacrifício do profeta Elias, dignai-Vos, de igual modo, receber as nossas ofertas de pão e vinho. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

 

PREFÁCIO

O Profeta Elias, amigo de Deus e apóstolo

 

  1. O Senhor esteja convosco.
  2. Ele está no meio de nós.
  3. Corações ao alto. R. O nosso coração está em Deus.
  4. Dêmos graças ao Senhor nosso Deus. R. É nosso dever, é nossa salvação.

Senhor, Pai Santo, Deus eterno e omnipotente é verdadeiramente nosso dever, é nossa salvação dar-Vos graças, sempre e em toda a parte, por Cristo nosso Senhor. Vós suscitastes profetas para que proclamassem que sois o Deus vivo e verdadeiro e conduzissem o vosso povo na esperança da salvação. Entre eles honrastes com a vossa divina amizade o profeta Elias, para que, devorado pelo zelo da vossa glória, manifestasse a vossa omnipotência e a vossa misericórdia. Ele caminhou sempre na vossa presença e por isso o quisestes junto a Cristo no Tabor, como testemunha da Transfiguração, para se alegrar com a presença gloriosa do vosso Filho. Por isso, com os Anjos e os Santos, proclamamos a vossa glória, cantando numa só voz:

Santo, Santo, Santo.

Depois da Comunhão: Invocação Eliana-Mariana

 

Padre: Falou Elias para o seu servo:

Todos: Sobe a montanha, olha para o mar!....

Padre: Ave Maria... Todos: Santa Maria...

Padre: Cobriu-se o céu de densas nuvens...

Todos: Foi muita chuva a desabar

Padre: Ave Maria... Todos: Santa Maria...

Cel: E a terra deu o mais novo fruto:

Todos: Nasce de uma Virgem, Aquele que vem salvar!

Padre: Ave Maria... Todos: Santa Maria...

Padre: Rogai por nós Virgem Bendita!

Todos: Ó Padroeira dos Carmelitas! 

 

OREMOS

Deus eterno e onipotente, que concedestes ao bem-aventurado Elias, vosso profeta e nosso pai, a graça de viver na vossa presença e de se inflamar de zelo pela vossa glória,

Fazei que, procurando sempre a vossa presença, nos tornemos testemunhas do vosso amor. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

 

Antífona da comunhão (1Rs 19, 8)

Elias comeu e bebeu, e, fortalecido com o alimento, caminhou até ao monte de Deus.

 

Depois da Comunhão (Final)

Fortalecidos com a comida e a bebida angélica da mesa do vosso Filho, concedei-nos, Senhor, que, procurando-Vos sempre por meio da fé, alcancemos a contemplação da vossa presença no monte santo da glória. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. Amém

 

TRÍDUO DE SANTO ELIAS. 3º Dia: Ritual e reflexão

(Com a Missa)

Frei Carlos Mesters, O. Carm

Org. Frei Petrônio de Miranda, O. Carm

 

Tema: O Reencontro de Elias com Deus na brisa suave

 

Comentário

Sejam todos bem-vindos e bem-vindas nesta última noite do Tríduo de Santo Elias- Pai e Guia do Carmelo. Hoje, vamos olhar de perto para o encontro do grande profeta com o nosso Bom Deus na brisa suave.

Elias chegou na Montanha de Deus e entrou numa gruta. Deus o manda sair da gruta, pois Deus vai passar. Como é que Deus vai passar? Aconteceu um furacão; em seguida, um terremoto e, depois do terremoto, um fogo. E cada vez de novo se diz: Deus não estava no furacão! Não estava no terremoto! Não estava no fogo!

No passado, furacão, terremoto e fogo tinham sido sinais da presença de Deus. E agora, já não são mais. Então, onde está Deus? A Bíblia responde: depois do fogo, ouviu-se a voz de uma brisa suave. Ouvindo-a, Elias cobriu o rosto com o manto. Sinal de que intuiu a presença de Deus.

Elias descobriu a presença de Deus naquilo que antes parecia a sua ausência. Conosco acontece o mesmo. Nosso mal é a falta de atenção aos fatos da vida. Nós não podemos fixar-nos numa determinada imagem de Deus que nos agrada. Não podemos obrigar Deus a ser como nós o queremos. Devemos estar sempre atentos à brisa leve, às mudanças que ocorrem na história. Devemos deixar Deus ser Deus!

É com esta mensagem da presença do Senhor na brisa suave, que vamos receber o Presidente da celebração (........) os leitores e coroinhas louvando ao nosso Bom Deus que se fez presença na vida do grande profeta.  Cantemos!  

 

Oração da coleta

Deus eterno e omnipotente, que concedestes ao bem-aventurado Elias, vosso profeta e nosso pai, a graça de viver na vossa presença e de se inflamar de zelo pela vossa glória, fazei que, procurando sempre a vossa presença, nos tornemos testemunhas do vosso amor. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do

Espírito Santo.

Primeira leitura. (1Reis 19,9-13)

9 Elias entrou numa gruta, onde passou a noite. E foi-lhe dirigida a palavra de Javé nestes termos: "Que fazes aqui, Elias?" 10Ele respondeu: "Eu me consumo de ardente zelo por Javé dos Exércitos, porque os filhos de Israel abandonaram tua aliança, derrubaram teus altares, e mataram teus profetas. Fiquei somente eu e procuram tirar-me a vida." 11E Deus disse: "Sai e fica na montanha diante de Javé." E eis que Javé passou. Um grande e impetuoso furacão fendia as montanhas e quebrava os rochedos diante de Javé , mas Javé não estava no furacão; e depois do furacão houve um terremoto, mas Javé não estava no terremoto; 12e depois do terremoto um fogo, mas Javé não estava no fogo; e depois do fogo o murmúrio de uma brisa suave. 13Quando Elias o ouviu, cobriu o rosto com o manto, saiu e pôs-se à entrada da gruta. Palavra do Senhor.

 

Salmo de meditação: (Sl 119,105-109.111)

Imitar o profeta Elias que meditava dia e noite na lei do Senhor

 

Refrão: Quero meditar dia e noite na lei do Senhor

 

1-Tua palavra é lâmpada para os meus pés, e luz para o meu caminho. Eu jurei, e sustento: observar as tuas normas justas.

2- Estou por demais humilhado, Senhor, faze-me viver, conforme a tua palavra. Aceita, Senhor, a oferta de minha boca e ensina-me tuas normas.

3- Minha vida está sempre em minha mão, eu não me esqueço de tua lei. Teus testemunhos são minha herança para sempre, a alegria do meu coração.

 

Leitura do Evangelho. (Lc 9,28-36)

Na Transfiguração Jesus reencontra sua missão

28Mais ou menos oito dias depois dessas palavras, tomando consigo a Pedro, João e Tiago, ele subiu à montanha para orar. 29Enquanto orava, o aspecto de seu rosto se alterou, suas vestes tornaram-se de fulgurante brancura. 30E eis que dois homens conversavam com ele: eram Moisés e Elias que, 31aparecendo envoltos em glória, falavam de sua partida que iria se consumar em Jerusalém. 32Pedro e os companheiros estavam pesados de sono. Ao despertarem, viram sua glória e os dois homens que estavam com ele. 33E quando estes iam se afastando, Pedro disse a Jesus: "Mestre, é bom estarmos aqui; façamos, pois, três tendas, uma para ti, outra para Moisés e outra para Elias", mas sem saber o que dizia. 34Ainda falava, quando uma nuvem desceu e os cobriu com sua sombra; e ao entrarem eles na nuvem, os discípulos se atemorizaram. 35Da nuvem, porém, veio uma voz dizendo: "Este é o meu Filho, o Eleito; ouvi-o". 36Ao ressoar essa voz, Jesus ficou sozinho. Os discípulos mantiveram silêncio e, naqueles dias, a ninguém contaram coisa alguma do que tinham visto. Palavra da Salvação

 

Pensamentos para a Homilia

7º Dia:   1Reis 19,9-13: Renascimento e reencontro com Deus na Brisa leve

 

1 Reis 19,9-10

A falta de visão de Elias e a dolorosa experiência dos próprios limites. Chegando no alto do Monte Horeb, a Montanha de Deus, Elias se esconde na gruta e passa aí a noite. Deus lhe dirige a palavra: "Elias, o que é que você está fazendo aqui?" Elias responde: "O zelo por Javé dos exércitos me consome, porque os israelitas abandonaram tua aliança, derrubaram teus altares e mataram teus profetas. Sobrei somente eu, e eles querem me matar também". Há alguma coisa estranha nesta resposta de Elias. Ele diz que está cheio de zelo, mas estava fugindo! Ele diz que é o único que sobrou para defender a aliança, mas havia sete mil homens que não se dobraram diante de Baal (1Reis 19,18). A visão de Elias tem algum defeito. Ele não enxerga bem as coisas. Não é que Elias tenha perdido a fé, mas ele já não consegue enfrentar a nova situação com a fé antiga e desatualizada que o animava por dentro. Até hoje, nós Carmelitas, no escudo oficial da Ordem, conservamos, em latim, a primeira parte daquela frase de Elias: "Zelo zelatus sum pro Domino Deo exercituum". Ela expressa a esperança de que o zelo seja mais forte que o desânimo e que, nos momentos da dúvida e da crise, o zelo nos ajude a recuperar a visão correta da nossa missão a serviço do povo de Deus.

 

1 Reis 19,11-14

A experiência da passagem de Deus na vida de Elias. Deus lhe dirige a palavra: "Elias, saia da gruta e fique no alto da montanha, diante de Javé, pois Javé vai passar". Como é que Deus vai passar na vida de Elias? Como é que Deus passa na nossa vida? Primeiro, acontece um furacão. E vem em nós a pergunta: Será que o furacão é o sinal da passagem de Deus? A Bíblia responde: "Deus não estava no furacão". Em seguida, um terremoto e, depois do terremoto, um fogo. E cada vez de novo, a mesma pergunta e a mesma resposta da Bíblia: "Deus não estava no terremoto. Deus não estava no fogo!" Esta tríplice repetição tem um significado. Furacão, terremoto e fogo eram os sinais com que Deus se tinha manifestado, séculos antes, quando concluiu a Aliança com seu povo no Monte Horeb. Diz o livro de êxodo que naquela ocasião, "toda a montanha do Sinai fumegava, porque Javé tinha descido sobre ela no fogo; a fumaça subia, como fumaça de fornalha. E a montanha toda tremia" (Ex 19,18). E agora, solenemente se afirma, por três vezes, que Deus não está mais no furacão, nem no terremoto, nem no fogo! Os sinais tradicionais da presença de Deus perderam o seu significado. Já não eram sinais da presença de Deus. Desintegrou-se o mundo religioso de Elias! Então, onde está Deus? Onde? A Bíblia responde: depois do fogo, ouviu-se a voz de uma brisa suave. Ouvindo-a, Elias cobriu o rosto com o manto. Sinal de que Elias intuiu a presença de Deus.

Elias descobriu a presença de Deus naquilo que antes parecia a sua ausência. Com Elias aconteceu o mesmo que tantas vezes acontece na vida da gente. Desatentos, não percebemos as mudanças que acontecem na vida e na história e, de repente, estamos perdidos: Onde está Deus? Deus está na história, na vida, nos fatos, na natureza. Nosso mal é a falta de atenção aos fatos da vida, às mudanças. Um salmo descreve esta experiência dizendo: "Meu mal é este: Deus mudou!" (Sl 77,11). Deus mudou, e Elias não mudou. Desatento, ele não percebeu a passagem de Deus. No seu relacionamento com Deus, Elias não podia fixar-se naquelas três imagens do passado. Nós não podemos fixar-nos numa determinada imagem de Deus que nos agrada. Não podemos obrigar Deus a ser como nós o queremos. Devemos estar sempre atentos à brisa leve, às mudanças que ocorrem na história. Devemos deixar Deus ser Deus!

 

LADAINHA DE SANTO ELIAS.

Frei Petrônio de Miranda, O. Carm.

Convento do Carmo da Lapa, Rio de Janeiro. 17 de julho-2019.

 

Senhor tende piedade de nós!

Senhor tende piedade de nós!

Jesus Cristo tende piedade de nós!

Jesus Cristo tende piedade de nós!

Senhor tende piedade de nós!

Senhor tende piedade de nós!

Deus Pai do Céu, tende piedade de nós.

Deus Filho Redentor do mundo, tende piedade de nós.

Deus Espírito Santo, tende piedade de nós.

Santíssima Trindade que sois um só Deus,

Tende piedade de nós.

Nossa Senhora do Carmo. Rogai por nós!

São José Patrono do Carmelo. Rogai por nós!

Santo Elias Pai e guia do Carmelo. Rogai por nós!

Que foste nutrido por um corvo no deserto. Intercedei por nós!

Santo Elias Pai dos eremitas. Rogai por nós!

Que perseverante na contemplação da lei do Senhor. Rogai por nós!

Santo Elias modelo de justiça. Rogai por nós.

Que chamaste Eliseu para ser o teu sucessor. Intercedei por nós!

Santo Elias propagador da verdade. Rogai por nós!

Que pela vossa oração abristes o céu e conseguistes a chuva. Rogai por nós!

Santo Elias protetor das viúvas. Rogai por nós!

Que fostes apaixonado pelo zelo do Senhor Deus. Intercedei por nós!

Santo Elias precursor de Cristo. Rogai por nós!

Que aparecestes com Moisés no Monte Tabor. Rogai por nós!

Que caminhastes pelo deserto até a montanha de Deus. Rogai por nós!

Santo Elias zeloso defensor do culto do Deus único. Intercedei por nós!

Que vos compadecestes da viúva de Sarepta. Rogai por nós!

Que defendestes Nabot um homem temente a Deus, Rogai por  

Que encontrastes o senhor no silêncio e na oração. Rogai por nós!

Santo Elias defensor dos pobres e perseguidos. Intercedei por nós!

Santo Elias mestre dos profetas. Rogai por nós!

Santo Elias defensor do verdadeiro Deus no Monte Carmelo. Rogai por nós

Santo Elias perseguido por causa da justiça. Rogai por nós

Santo Elias inspiração da Igreja em saída. Intercedei por nós

Que encontrastes vida na nuvenzinha para regar a terra. Rogai por nós!

Que pelo Senhor Deus fostes consolado na noite escura. Rogai por nós!

Santo Elias arrebatado aos céus em uma carruagem de fogo. Rogai por nós!

Santo Elias intercede a Deus Pai pelos desempregados. Intercedei por nós

Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo: Perdoai-nos Senhor!

Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo: Ouvi-nos, Senhor!

Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo: Tende piedade de nós!

Padre: Rogai por nós, santo Elias, nosso Pai e Guia do Carmelo.

Todos: Para que sejamos dignos das promessas de Cristo! Amém

 

Oração.

Deus eterno e onipotente, que concedestes a Santo Elias, vosso profeta e nosso pai espiritual, a graça de viver na vossa presença e de se inflamar de zelo pela vossa glória. Fazei que, procurando sempre a vossa presença, nos tornemos testemunhas do vosso amor. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. Amém

 

Oração sobre as ofertas

Aceitai, Senhor, os dons da vossa Igreja, e, assim como aceitastes o sacrifício do profeta Elias, dignai-Vos, de igual modo, receber as nossas ofertas de pão e vinho. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

 

PREFÁCIO

O Profeta Elias, amigo de Deus e apóstolo

 

  1. O Senhor esteja convosco.
  2. Ele está no meio de nós.
  3. Corações ao alto. R. O nosso coração está em Deus.
  4. Dêmos graças ao Senhor nosso Deus. R. É nosso dever, é nossa salvação.

Senhor, Pai Santo, Deus eterno e omnipotente é verdadeiramente nosso dever, é nossa salvação dar-Vos graças, sempre e em toda a parte, por Cristo nosso Senhor. Vós suscitastes profetas para que proclamassem que sois o Deus vivo e verdadeiro e conduzissem o vosso povo na esperança da salvação. Entre eles honrastes com a vossa divina amizade o profeta Elias, para que, devorado pelo zelo da vossa glória, manifestasse a vossa omnipotência e a vossa misericórdia. Ele caminhou sempre na vossa presença e por isso o quisestes junto a Cristo no Tabor, como testemunha da Transfiguração, para se alegrar com a presença gloriosa do vosso Filho. Por isso, com os Anjos e os Santos, proclamamos a vossa glória, cantando numa só voz:

Santo, Santo, Santo.

Depois da Comunhão: Invocação Eliana-Mariana

 

Padre: Falou Elias para o seu servo:

Todos: Sobe a montanha, olha para o mar!....

Padre: Ave Maria... Todos: Santa Maria...

Padre: Cobriu-se o céu de densas nuvens...

Todos: Foi muita chuva a desabar

Padre: Ave Maria... Todos: Santa Maria...

Padre: E a terra deu o mais novo fruto:

Todos: Nasce de uma Virgem, Aquele que vem salvar!

Padre: Ave Maria... Todos: Santa Maria...

 

Padre: Rogai por nós Virgem Bendita!

Todos: Ó Padroeira dos Carmelitas! 

 

OREMOS

Deus eterno e onipotente, que concedestes ao bem-aventurado Elias, vosso profeta e nosso pai, a graça de viver na vossa presença e de se inflamar de zelo pela vossa glória,

Fazei que, procurando sempre a vossa presença, nos tornemos testemunhas do vosso amor. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

 

Antífona da comunhão (1Rs 19, 8)

Elias comeu e bebeu, e, fortalecido com o alimento, caminhou até ao monte de Deus.

 

Depois da Comunhão (Final)

Fortalecidos com a comida e a bebida angélica da mesa do vosso Filho, concedei-nos, Senhor, que, procurando-Vos sempre por meio da fé, alcancemos a contemplação da vossa presença no monte santo da glória. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. Amém

 

20 de julho: Missa de Santo Elias-Pai e Guia do Carmelo.

 

 Comentário

O profeta Elias aparece nas Sagradas Escrituras como o homem de Deus que caminha na presença do Senhor, e que, abrasado de zelo, luta pela defesa do culto do único Deus verdadeiro. Defendeu os direitos de Deus num desafio público, realizado no monte Carmelo entre ele e os sacerdotes de Baal. Entregou-se à íntima experiência do Deus vivo no monte Horeb. Nele se inspiraram os primeiros eremitas que, por volta do séc. XII, iniciaram no Monte Carmelo um novo estilo de vida que originou a Ordem dos Irmãos da Bem-aventurada Virgem Maria do Monte Carmelo. Por este motivo, o profeta Elias é considerado o Fundador ideal da Ordem.

 

ANTÍFONA DE ENTRADA 1Rs 17, 1

O profeta Elias disse: «Vive o Senhor, Deus de Israel, a quem eu sirvo».

(Diz-se o Glória).

 

ORAÇÃO COLETA

Deus eterno e onipotente,

que concedestes ao bem-aventurado Elias,

vosso profeta e nosso pai,

a graça de viver na vossa presença

e de se inflamar de zelo pela vossa glória,

fazei que, procurando sempre a vossa presença,

nos tornemos testemunhas do vosso amor.

Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho,

que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

 

1ª LEITURA: 1Rs 19,1-9.11-14

 

Leitura do primeiro livro dos Reis.

Acab contou a Jezabel tudo que Elias tinha feito e como tinha passado ao fio da espada todos os profetas de Baal. Então Jezabel mandou um mensageiro a Elias para lhe dizer: “Os deuses me cumulem de castigos, se amanhã, a esta hora, eu não tiver feito contigo o mesmo que fizeste com a vida desses profetas”. Elias ficou com medo e, para salvar sua vida, partiu. Chegou a Bersabéia de Judá e ali deixou o seu servo. Depois, adentrou o deserto e caminhou o dia todo. Sentou-se, finalmente, debaixo de um junípero e pediu para si a morte, dizendo: “Agora basta, Senhor! Tira a minha vida, pois não sou melhor que meus pais”. E, deitando-se no chão, adormeceu à sombra do junípero. De repente, um anjo tocou-o e disse: “Levanta-te e come!” Ele abriu os olhos e viu junto à sua cabeça um pão assado na pedra e um jarro de água. Comeu, bebeu e tornou a dormir. Mas o anjo do SENHOR veio pela segunda vez, tocou-o e disse: “Levanta-te e come! Ainda tens um caminho longo a percorrer”. Elias levantou-se, comeu e bebeu, e, com a força desse alimento, andou quarenta dias e quarenta noites, até chegar ao Horeb, o monte de Deus. Chegando ali, entrou numa gruta, onde passou a noite. Então a palavra do SENHOR veio a ele, dizendo: “Que fazes aqui, Elias?” Ele respondeu: “Estou ardendo de zelo pelo SENHOR, Deus dos exércitos, porque os israelitas abandonaram tua aliança, demoliram teus altares, mataram à espada teus profetas. Só eu escapei; mas agora querem matar-me também”. O SENHOR disse-lhe: “Sai e permanece sobre o monte diante do SENHOR”. Então o SENHOR passou. Antes do SENHOR, porém, veio um vento impetuoso e forte, que desfazia as montanhas e quebrava os rochedos, mas o SENHOR não estava no vento. Depois do vento houve um terremoto, mas o SENHOR não estava no terremoto. Passado o terremoto, veio um fogo, mas o SENHOR não estava no fogo. E depois do fogo ouviu-se o murmúrio de uma leve brisa. Ouvindo isto, Elias cobriu o rosto com o manto, saiu e pôs-se à entrada da gruta. Ouviu, então, uma voz que dizia: “Que fazes aqui, Elias?”  Ele respondeu: “Estou ardendo de zelo pelo SENHOR, Deus dos exércitos, porque os israelitas abandonaram tua aliança, demoliram teus altares e mataram à espada teus profetas. Só eu escapei. Mas, agora, querem matar-me também”. – Palavra do Senhor.

 

SALMO DE MEDITAÇÃO

Refrão: Diante dos meus olhos tenho presente o Senhor.

 

1-Protege-me, ó Deus: em ti me refúgio.

Eu digo ao SENHOR: “És tu o meu Senhor,

fora de ti não tenho bem algum”.

 

2-O SENHOR é a minha parte da herança e meu cálice.

Nas tuas mãos, a minha porção.

Para mim a sorte caiu em lugares deliciosos,

maravilhosa é minha herança.

 

3-Sempre coloco à minha frente o Senhor,

ele está à minha direita, não vacilo.

Disso se alegra meu coração, exulta a minha alma.

 

4-Também meu corpo repousa seguro,

pois não vais abandonar minha vida no sepulcro,

nem vais deixar que teu santo experimente a corrupção,

O caminho da vida me indicarás,

alegria plena à tua direita, para sempre.

 

2ª LEITURA: 1Pd 1,8-12

 

Leitura da primeira carta de São Pedro.

Sem terdes visto o Senhor, vós o amais. Sem que agora o estejais vendo, credes nele. Isto será para vós fonte de alegria inefável e gloriosa, pois obtereis aquilo em que acreditais: a vossa salvação.  Esta salvação tem sido objeto das investigações e meditações dos profetas. Eles profetizaram a respeito da graça que estava destinada para vós. Procuraram saber a que época e a que circunstâncias se referia o Espírito de Cristo, que estava neles, ao anunciar com antecedência os sofrimentos de Cristo e a glória que viria depois.  Foi-lhes revelado que não para si mesmos, mas para vós é que estavam ministrando esses ensinamentos, que agora são anunciados a vós. Agora vo-los anunciam aqueles que vos pregam a Boa Nova em virtude do Espírito Santo, enviado do céu; são revelações que até os anjos desejam contemplar! – Palavra do Senhor.

 

EVANGELHO: Lc 9,28B-36

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.

 

Naquele tempo, Jesus levou consigo Pedro, João e Tiago, e subiu à montanha para orar. Enquanto orava, seu rosto mudou de aparência e sua roupa ficou branca e brilhante. Dois homens conversavam com ele: eram Moisés e Elias. Apareceram revestidos de glória e conversavam sobre a saída deste mundo que Jesus iria consumar em Jerusalém. Pedro e os companheiros estavam com muito sono. Quando acordaram, viram a glória de Jesus e os dois homens que estavam com ele. E enquanto esses homens iam se afastando, Pedro disse a Jesus: “Mestre, é bom ficarmos aqui. Vamos fazer três tendas: uma para ti, outra para Moisés e outra para Elias”. Nem sabia o que estava dizendo. Estava ainda falando, quando desceu uma nuvem que os cobriu com sua sombra. Ao entrarem na nuvem, os discípulos ficaram cheios de temor. E da nuvem saiu uma voz que dizia: “Este é o meu Filho, o Eleito. Escutai-o!” Enquanto a voz ressoava, Jesus ficou sozinho. Os discípulos ficaram calados e, naqueles dias, a ninguém contaram nada do que tinham visto. – Palavra da Salvação.

(Onde se celebra como Solenidade, diz-se o Credo).

 

ORAÇÃO SOBRE AS OFERENDAS

Aceitai, Senhor, os dons da vossa Igreja,

e, assim como aceitastes o sacrifício do profeta Elias,

dignai-Vos, de igual modo,

receber as nossas ofertas de pão e vinho.

Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho,

que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

 

PREFÁCIO O profeta Elias, amigo de Deus e apóstolo

 

  1. O Senhor esteja convosco.
  2. Ele está no meio de nós.
  3. Corações ao alto.
  4. O nosso coração está em Deus.
  5. Demos graças ao Senhor nosso Deus.
  6. É nosso dever, é nossa salvação.

Senhor, Pai Santo, Deus eterno e onipotente

é verdadeiramente nosso dever, é nossa salvação

dar-Vos graças, sempre e em toda a parte,

por Cristo nosso Senhor.

Vós suscitastes profetas para que proclamassem

que sois o Deus vivo e verdadeiro

e conduzissem o vosso povo na esperança da salvação.

Entre eles honrastes com a vossa divina amizade o profeta Elias,

para que, devorado pelo zelo da vossa glória,

manifestasse a vossa onipotência e a vossa misericórdia.

Ele caminhou sempre na vossa presença

e por isso o quisestes junto a Cristo no Tabor,

como testemunha da Transfiguração,

para se alegrar com a presença gloriosa do vosso Filho.

Por isso, com os Anjos e os Santos,

proclamamos a vossa glória,

cantando numa só voz: Santo, Santo, Santo.

 

ANTÍFONA DA COMUNHÃO Cfr 1Rs 19, 8

Elias comeu e bebeu,

e, fortalecido com o alimento,

caminhou até ao monte de Deus.

 

ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO

Fortalecidos com a comida e a bebida angélica

da mesa do vosso Filho,

concedei-nos, Senhor,

que, procurando-Vos sempre por meio da fé,

alcancemos a contemplação da vossa presença

no monte santo da glória.

Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho,

que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

 

BÊNÇÃO SOLENE

- Deus, nosso Pai, que hoje nos reuniu

para celebrar a festa de Santo Elias,

vos abençoe e proteja e vos confirme na sua paz.

  1. Amém

- Cristo Nosso Senhor,

que manifestou de modo admirável em Santo Elias

a força e a imagem do mistério pascal,

faça de vós testemunhas fiéis do seu Evangelho.

  1. Amém.

- O Espírito Santo,

que em Santo Elias nos deu um sinal da caridade divina,

vos torne capazes

de formar uma verdadeira comunidade de fé e amor.

  1. Amém.

- Abençoe-vos Deus todo-poderoso,

Pai, Filho   e Espírito Santo.

  1. Amém.