Frei Evaldo Xavier, 0.Carm.

O dia iniciou-se com uma Missa presidida por Fr. Michael O´Neal, em inglês.

A ESCOLHA DO TEMA DO CAPÍTULO

Missão e missões

 

O tema será abordado em 4 passos:

1 – o que está acontecendo no mundo em nossos dias?

2 – entender a realidade à luz da sabedoria cristã e da tradição carmelitana...

3 – o que estamos fazendo em termos concretos?

4 – o que somos chamados a fazer? Se conseguirmos menos do que esperávamos... O que é necessário fazer? Se conseguimos mais do que o necessário... o que fazer?

Nossa presença deve ser sinal de esperança. Onde não tem religião, ou onde há falsa religião, o clamor da humanidade deve ser ouvido pela Ordem. Vivendo o carisma e a missão do Carmelo: uma palavra de esperança e salvação.

Carmo em Missão: janelas de esperança!

As diversas realidades em que estamos presentes são uma riqueza e um desafio. Se formos transformados, seremos capazes também nós de nos contribuir para a transformação dos que estão ao nosso redor. Seremos presença transformadora da realidade e do mundo.

No atual contexto da Ordem temos pontos positivos e pontos negativos. O crescimento da Ordem é um pondo positivo e um sinal de vitalidade. Novos ventos de esperança impulsionam a Igreja com a eleição de Papa Francisco. Por outro lado, a crise econômica mundial preocupa em muitas partes do mundo e da Ordem. A juventude se vê sem esperança. Na crise nasce sempre à tentação de fechamento e de buscar refúgio em falsas seguranças (clericalismo, pompa excessiva, fanatismo...). O que o Carmo pode oferecer para o mundo de hoje? Antes de tudo é preciso renovar o entusiasmo e o amor pelo nosso carisma.

.