As informações de que o Papa Francisco está considerando não só dedicar sua próxima encíclica, mas também o próximo Sínodo dos Bispos, aos problemas da guerra e a paz, apresentam a possibilidade de que um sínodo deste tipo poderia coincidir com uma futura canonização de Dom Romero. O Papa Paulo VI, autor da Humanae Vitae foi beatificado em concordância com o Sínodo de 2014 e os pais de Santa Teresa de Lisieux foram canonizados em concordância com o Sínodo do 2015, dada sua conexão com as questões da família, em jogo nesses sínodos. Quem melhor para mostrar a reação da Igreja à guerra e a paz que o arcebispo que se tornou mártir ao tentar deter uma guerra civil, em fins do século XX?

A reportagem é publicada por Super Martyrio, 28-04-2016. A tradução é do Cepat.

Papa quer dedicar o próximo Sínodo dos Bispos ao tema da paz. Após o tema da família, ao qual Francisco dedicou a debate durante os dois últimos Sínodos, e que levou à formulação do documento Amoris Laetitia, é o tema da paz universal – inteirou-se ANSA  o que o Pontífice mais deseja, e que gostaria que fosse tratado na próxima assembleia sinodal, envolvendo os bispos do mundo. O tema foi discutido nos dias 18 e 19 de abril, no Conselho Ordinário da Secretaria Geral do Sínodo, com a presença do Papa.

Dom Romero foi beatificado em maio de 2015. A Igreja está reunindo evidências de milagres realizados por sua intercessão para preparar o caminho de sua canonização, com a esperança de que poderia ocorrer em ou antes de 2017, o centenário do nascimento de Romero. Um marco de tempo deste tipo também poderia coincidir com o próximo sínodo, que ainda não foi programado formalmente.

Fonte: http://www.ihu.unisinos.br