Maria Cristina Giani, Missionária de Cristo Ressuscitado - MCR.

Em algumas famílias continua se escutando a saudação carregada de tradição e carinho: “Benção Pai, benção Mãe...”. E o pai e mãe dão a benção, desejando o melhor bem para esse filho que chega ou parte, rezando no íntimo de seu coração para que Deus o cuide, o proteja, e o conduza nessa nova etapa do dia.

Esta cena familiar pode nos ajudar a compreender os sentimentos de Jesus e sua comunidade de amigos e amigas na hora de sua partida definitiva ao Pai.

O evangelho nos apresenta novamente ao Ressuscitado no meio dos seus, confirmando-os na certeza da Sua vitória da qual eles são testemunhas.

Para adentrar-nos na nova etapa que inicia à comunidade cristã, é necessário entender um pouco mais o sentido de ser testemunha. As testemunhas são aquelas pessoas que com sua palavra e com sua vida dão veracidade a um fato ou acontecimento.

Isto quer dizer que, quando Jesus disse para os discípulos e discípulas que sejam suas testemunhas, está confiando a eles que com suas vidas confirmem a veracidade de sua Ressurreição.

Sem dúvida é admirável esta confiança do Ressuscitado. Ninguém melhor que Ele para conhecer a fragilidade da incipiente comunidade, assim como ninguém melhor que Ele para conhecer o amor dela.

É por isso que lhes promete que serão revestidos da força do alto. Desta maneira se cumprem as palavras do apóstoloPaulo: “Todavia, esse tesouro nós o levamos em vasos de barro, para que todos reconheçam que esse incomparável poder pertence a Deus e não é propriedade nossa” (2Cor4,7).

Esta confiança de Jesus se estende até os nossos dias. Ele continua deixando a credibilidade de seu projeto de Vida nas mãos dos cristãos e cristãs de hoje, para que com suas palavras, mas sobretudo com suas vidas continuem anunciando e confirmando que Deus Pai ressuscitou seu Filho crucificado! E por isso todos os crucificados deste mundo, a criação crucificada tem esperança, a morte não é a última palavra.

Desta certeza brota a alegria e a missão dos seguidores e seguidoras de Jesus, estar ao lado daqueles que de diferentes formas vivem a cruz para lhes oferecer uma porta de esperança, de possibilidade de vida nova.

O Papa Francisco, com suas palavras e com seus gestos nos ensina como ser testemunhas da ressurreição nos tempos que correm. Sua viagem à ilha grega de Lesbos em abril deste ano é uma prova disso. Foi ao lugar onde milhares de homens e mulheres chegam atravessando enormes dificuldades em busca de uma vida melhor, mas devem ficar num campo de refugiados até que alguma porta se abra.

O Papa, junto com o Patriarca Bartolomeu, visitou o campo de refugiados e sinalizou o motivo: “é para estar com vocês e escutar suas histórias. Viemos para atrair a atenção do mundo inteiro diante desta grave crise humanitária e para implorar uma solução para ela”. Colocou-se ao lado destes irmãos crucificados para com sua pessoa e sua voz gritar ao mundo a injustiça que vivem e buscar soluções. E com o gesto de levar três famílias sírias (no total 12 pessoas) para morar no Vaticano, mostrou que é possível abrir portas de esperança.

Peçamos hoje, nesta festa da Ascensão de Jesus, como comunidade cristã a benção do Ressuscitado, para continuar sendo suas testemunhas neste tumultuado século XXI. 
Neste dia em que também celebramos o dia das mães, peçamos a benção de Deus Pai-Mãe para todas as mães brasileiras, especialmente para aquelas que estão vivendo momentos mais difíceis.

BENÇÃO DA MULHER

Que o Senhor te conceda a audácia de Débora
E a valentia de Ester e de Judite.
Que te encha da alegria como a Ana
E de lealdade
E de amor fiel como Rute.
Que possas cantar e dançar
Junto ao mar
Como Maria a profetiza
E que, como Maria de Nazaré, 
Proclames a grandeza do Senhor,
No triunfo dos famintos e dos humildes.
Que chegues a encontrar-te com Jesus, o Senhor,
Como o encontraram Maria Madalena e Marta
E Salomé e a Samaritana.
Ele lhes devolveu a dignidade
E a liberdade e lhes deu um nome novo.
E que, como aquela mulher encurvada
De quem Jesus se aproximou e pôs de pé,
Possas tu viver erguida
E ajudar a erguer a outros, a outras.
Porque ela
E tu, 
e nós
e todas as mulheres e homens,
somos chamados e chamadas
a pôr-nos de pé, 
glorificando a Deus.

Autor desconhecido. Fonte: http://www.ihu.unisinos.br