OLHAR DO DIA: Imagem de Nossa Senhora do Carmo na Igreja de Santa Maria em Traspontina, igreja titular carmelita em Roma, Itália, localizada na Via della Conciliazione. www.olharjornalistico.com.br

História

papa Alexandre VI mandou demolir uma antiga pirâmide romana que ficava no local da presente igreja — a Meta Romuli, que se acreditava, na Idade Média, ser o túmulo de Rômulo e Remo e retratado nas portas de bronze da Basílica de São Pedro e num tríptico de Giotto na Pinacoteca Vaticana — para a construção da primeira igreja. Esta, por sua vez, foi demolida no pontificado de Pio IV (r. 1559–1565) para limpar a linha de tiro dos canhões do Castel Sant'Angelo.

Projetos de Giovanni Sallustio Peruzzi (com contribuições de Ottaviano Nonni e Francesco Peparelli) para uma nova igreja já existiam em 1566, apesar da insistência dos oficiais da artilharia papal de que sua cúpula deveria ser tão baixa quanto possível para permitir que os canhões do castelo praticassem atirando no monte Janículo, atrás da igreja. Por causa disso, a cúpula da nova igreja foi construída sem um tambor de suporte, uma característica única entre todas as igrejas de Roma.

Ela tinha quatro capelas de cada lado da nave. A primeira da direita (sul) é dedicada a Santa Bárbara (padroeira dos artilheiros) e abriga uma peça-de-altar de Cavalier d'Arpino, "Santa Bárbara" (1597), e afrescos da vida da santa (1610-20) de Cesare Rossetti. Na segunda está um "Êxtase de São Canuto" (1686), de Daniele Seyter, com luneta e o teto decorados com afrescos de Alessandro Francesi. Na quarta estão "Madona com São João Evangelista" (1587), de Cesare Conti, eafrescos da "Paixão" (1649), de Bernardino Gagliardi. A quinta é dedicada a Santo Alberto e abriga afrescos da história do santo de Niccolò Circignani (Il Pomarancio). À direita do cruzeiro está uma "Aparição da Trindade e Três Santos" (1639), deGiovanni Domenico Cerrini.

altar-mor (1674) foi projetado por Carlo Fontana e ostenta um ícone medieval. As estátuas (1695) à volta são deAlessandro RondoniGiacomo Antonio LavaggiVincenzo Felici e Michel Maille.

coro (1760) é de Angelo Papi e o teto do braço esquerdo do transepto foi pintado em afresco por Biagio Puccini. A quinta capela do lado esquerdo (norte) abriga uma peça-de-altar de Giovanni Battista Ricci chamada "Pregação de Santo Ângelo Mártir" (1612) e histórias da vida do santo. Na quarta capela está uma pintura do "Êxtase de Santa Teresa" (1698), de Antonio Gherardi, e, na terceira, "Flagelação dos SantosPedro e Paulo", de Ricci. Na segunda está "Santo Elias com Santo Antônio Abade e o Beato Franco da Siena", de Giacinto Calandrucc. Fonte: pt.wikipedia.org