A Viúva de Sarepta (1Rs 17,7-24): “Tu és um homem de Deus! YHWH fala pela tua boca!”

Elias leva uma vida isolada, mas, ao mesmo tempo, está em contato com o povo, com os pobres, dos quais aprende a lição mais importante da história do êxodo: em vez apoiar o sistema de acumulação de bens do Faraó e dos Reis, ele procura garantir a sobrevivência através da partilha (vv.7-16).

Através do seu testemunho, Elias corrige a má interpretação que a viúva tinha feito da morte do filho. Ela pensava que fosse um castigo de Deus pelos pecados dela. Através da sua prece, Elias consegue que a vida volte no menino. Por isso, no fim, a viúva afirma: “Agora eu sei que tu és um homem de Deus e que Javé fala verdadeiramente pela tua boca!” É a viúva, pobre e faminta, que aprova Elias como Homem de Deus. Não é Elias que se auto-proclama profeta e Homem de Deus, mas sim o povo! É também no contato com o povo e na reação do povo a respeito de nós carmelitas que aparece a verdade de Deus sobre nós.

Na decisão se o formando ou a formanda é chamada por Deus, quem decide mesmo, em última análise, é o povo de Deus através dos seus representantes. A vocação de cada um de nós é um dom de Deus à sua Igreja.

*FOCAL-VI. CIENEGUILLA, LIMA, PERU. 4 a 17 de agosto de 2002