Frei Carlos Mesters, O. Carm.

O profeta Elias aparece e se apresenta (1 Reis 17, 1ª)

Viver na presença de Deus, pronto para servir

Um primeiro ponto que a Bíblia nos informa a respeito do profeta Elias é o testemunho vivo da sua fé: "Vivo é o Senhor, em cuja presença estou". É com esta frase que Elias aparece e se apresenta. É a atitude que o caracteriza. É a raiz de toda a sua ação profética. Esta frase vem da tradução latina da Bíblia, chamada Vulgata, que era a Bíblia usada pelos primeiros Carmelitas.

Literalmente, o texto hebraico diz: "Pela vida de YHWH a quem sirvo". São dois conceitos ligados entre si que se completam mutuamente: "Vivo é o Senhor em cuja presença estou" e "Pela vida de YHWH a quem sirvo". Naqueles tempos passados, os "servos" (empregados, servidores, ministros) estavam sempre na presença do rei, junto ao trono, prontos para atender a qualquer pedido e realizar qualquer serviço que o rei pedisse.

A profissão de fé de Elias "Vivo é o Senhor em cuja presença estou!" sempre inspirou os Carmelitas. Ela é a raiz da nossa vida no Carmelo. Que ela possa ser também a fonte da nossa disponibilidade para servir.