Por Ana Cláudia Guimarães

Um em cada dois trabalhadores de serviços essenciais do Brasil e da Espanha sofre de depressão e/ou ansiedade durante a pandemia da Covid-19. O número exato: 47,3%. Aliás, 27,4% do total de entrevistados têm sofrimento duplo: ansiedade e depressão ao mesmo tempo.

Outra coisa: 44,3% têm abusado de bebidas alcoólicas, 42,9% sofreram mudanças nos hábitos de sono e, finalmente, 30,9% foram diagnosticados ou se trataram de doenças mentais. Os resultados são de uma pesquisa feita pela internet, no início da pandemia, na Espanha (entre 15 de abril e 15 de maio) e no Brasil (entre 20 de abril e 20 de maio). O projeto reuniu, pelo Brasil, pesquisadores da Fiocruz e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e, pela Espanha, da Universidade de Valência.

Só que...

Os sintomas de depressão e ansiedade são maiores entre os trabalhadores de serviços essenciais do Brasil, atingindo 55% do total. Já na Espanha, eles atingem 23%. Na época da pesquisa, a Espanha passava por seu pior momento da epidemia. Fonte: https://blogs.oglobo.globo.com