Frei Jorge Van Kampen, Carmelita. In Memoriam. (*17/04/1932 + 08/08/2013)

André e João Batista eram discípulos de João Batista. Chegaram a Jesus por meio de João Batista. Este fato nos ensina, que o verdadeiro líder não forma grupo a parte, mas está ao serviço de um ideal com um total desinteresse. André foi buscar Pedro. Na realidade era Deus Pai, quem enviava este pescador a Jesus. Aparentemente se destacava entre os seus companheiros: Jesus olhou  com atenção para Pedro. Esse trabalhador valioso era necessário para a sua obra. Chamou-o de “Kefas”, ou seja, de rocha ou pedra. Pedro poderia ser a primeira pedra da sua Igreja (Mat. 16,13). Assim Jesus chamava Pedro como primeiro entre os apóstolos.

Ouvir a voz do Senhor: Samuel

Desde a infância Samuel buscava Deus na sua vida. Cada cristão é consagrado a Deus. A libertinagem sexual é uma perversão intrinsecamente má. Todos temos uma vocação divina e somos um templo do Espírito Santo. João Batista indica Jesus como exemplo.

Reflexão.

Senhor Deus, venho bater à tua porta. Sinto-me tão distante de ti. Desta vez não venho pedir alguma coisa para os outros. Quem precisa de uma benção sou eu mesmo. Quero aprofundar o meu relacionamento com o Senhor. Sei que sempre está comigo, a sua presença amiga me envolve todo dia e o dia todo. Meu problema é este: qual vidro opaco não permito, que a sua luz penetra dentro de mim; como uma pedra de granito não me deixo de embeber pela água facunda da sua graça.

Demasiadamente autossuficiente e segura, só apelo ao senhor em circunstâncias críticas. Reconheço o meu erro, estou cansado desta minha frieza interior... Senhor, quero sentir a sua presença em todos os meus contatos com as coisas e as pessoas.

O Senhor é a atmosfera, que respiro, e a vida, que sinto em mim, é o amor, que aquece o meu coração. Por favor, atenda a minha súplica. Liberta-me da minha insensibilidade e eduque-me na amizade com o Senhor.

Que o Senhor seja a minha riqueza maior e amigo envolvente. Que aprende a olhar para o bem dentro de mim e dos outros. Possa eu aprofundar e enriquecer o meu convívio com o Senhor. É que eu sinta a sua presença dentro de mim. Amém.

Resposta à Palavra de Deus.

Todos nós fomos santificados em Jesus Cristo e chamados a viver a uma vida santa, uma vida de cristão e de filhos de Deus. Não basta ser batizados, precisamos viver como batizados. Participemos da nossa vida paroquial.