No Corpo Místico de Cristo, que é a Igreja[1], o único e mesmo Espírito suscitou muitas vezes variedades de dons e carismas, como os das várias famílias religiosas, que oferecem aos seus membros os auxílios de uma estabilidade maior no seu modo de viver a vida de caridade e uma doutrina excelente para se alcançar a perfeição e a comunhão fraterna na milícia de Cris-to[2].

Alguns leigos, por um chamado e vocação particulares, participam do carisma das famílias religiosas, que é patrimônio comum do Povo de Deus e para eles se torna também fonte de energia e escola de vida. A própria Igreja nisto os aprova e encoraja, convidando-os a se esforçarem por assimilar fielmente a marca particular de espiritualidade própria de tais famílias[3].

E desta maneira poderão ser ajudados melhor na missão que diretamente lhes cabe de iluminar e dar o justo valor a todas as realidades temporais, de maneira tal que se façam segundo os desígnios de Jesus, se desenvolvam e sejam um louvor ao Criador e Redentor[4] num mundo secularizado, que vive e se comporta "como se Deus não existisse"[5].

Colaborando com a "Nova Evangelização", que permeia toda a Igreja, os leigos superam em si mesmos a ruptura entre o Evangelho e a vida, refazendo com a sua atividade quotidiana em meio da família, do trabalho e da sociedade, a unidade de uma vida que no Evangelho encontra inspiração e força para se realizar em plenitude[6].

Vínculo fundamental do Terceiro com a própria Ordem é a Profissão, mediante a qual, segundo um nosso costume antigo, pode emitir os votos de castidade e obediência, de acordo com os deveres do próprio estado de vida, afim de consagrar-se mais profundamente a Deus e oferecer-lhe um culto mais perfeito.

Tudo o que o Terceiro expressa com a sua Profissão nada mais é do que um reassumir com mais intensidade as promessas do batismo de amar a Deus acima de todas as coisas e de renunciar a Satanás e às suas seduções; a originalidade neste ato de amor consiste nos meios que o Terceiro escolhe para aí chegar. A lei fundamental do cristão, que o compromete a amar a Deus e aos ou-tros com todo o seu ser, exige de todos a proclamação constante do primado de Deus[7], a rejeição da possibilidade de servir a dois senhores[8] e o amor aos outros acima de qualquer egoísmo[9].

A castidade e a obediência do Terceiro, que também re-clamam um profundo senso de pobreza, traduzem no setor dos bens econômicos, da sexualidade e do poder, o imperativo de não servir a falsos ídolos[10]: a santidade cristã é o amor de Deus e dos outros acima de qualquer encaracolar-se egoisticamente sobre si mesmos. Em virtude do voto de obediência, os Terceiros deverão obedecer aos Superiores da Ordem e ao Assistente do sodalício em tudo o que, segundo esta Regra, lhes for mandado para o bem da sua vida espiritual. Pelo voto de castidade estão obrigados a observar esta virtude, segundo os deveres do próprio estado.

Com justiça os Terceiros olham para os Carmelitas consagrados na vida religiosa, para terem uma orientação espiritual válida, mas, por sua vez, a sua contribuição, além do elemento secular que lhes é específico, comporta aprofundamento (eficaz) dos vários aspectos do carisma, seja chamando a atenção para os valores mais espirituais do Carmelo, seja indicando novos dinamismos apostólicos[11]. Neste sentido os Terceiros sentem-se membros do Carmelo jure pleno (plenamente comprometidos na vida e no apostolado da Família Carmelitana).

    [1]. cf. Cl 1,18

    [2]. cf. LG 43

    [3]. AA 4; CfL 29; VC 54

    [4]. LG 31

    [5]. Const.Ord.Carm.

    [6]. CfL 34

    [7]. Mt 22,37

    [8]. Mt 6,24

    [9]. Mt 22,39

    [10]. cf. Ex 20,3

    [11]. VC 55

*Da Regra da OTC