Tema: A devoção ao Escapulário.

-Igreja Nossa Senhora do Carmo da Lapa do Desterro-

Org. Frei Petrônio de Miranda, O. Carm

 

1º Dia

Tema da nossa novena- A devoção ao Escapulário.

Comentário inicial

 

Boa noite! Bem-vindos e bem-vindas ao primeiro dia do nosso novenário de Nossa Senhora do Carmo.

A Partir de hoje, vamos percorrer os nove dias com Maria- a Mãe dos Carmelitas e nossa.

Neste ano, vamos refletir sobre a devoção ao Escapulário. Espiritualidade esta que tem no prior geral da Ordem do Carmo, São Simão Stock, toda espiritualidade mariana.

Ele nasceu na Inglaterra, no Condado de Kent, em 1165. Logo que aprendeu a falar encontravam-no rezando diante das imagens da Virgem Maria. Aos 12 anos, desejou a vida consagrada a Deus, mas seus pais não lhe permitiram. Consolado e animado pelas palavras da Virgem Mãe de Deus, partiu para a solidão, escolhendo por habitação a concavidade do tronco de uma árvore: e deste fato lhe veio o sobrenome de “Stock” que significa “tronco”. Mais tarde, abandonou a solidão e completando seus estudos foi ordenado sacerdote.

Em 1245, foi eleito Geral da Ordem. Alcançou de Sua Santidade, o papa Inocêncio IV, três Breves honoríficos para a Ordem. Como nessa época desejassem anular o título de Irmãos da Bem-aventurada Virgem Maria, estando em oração na noite de 15 para 16 de julho, pediu a Santíssima Virgem que concedesse à sua Ordem um sinal que a distinguisse e defendesse.

A Santíssima Virgem apareceu-lhe tendo nas mãos o hábito da Ordem e lhe disse: “Este será o privilégio para ti e todos os carmelitas; quem morrer com ele não padecerá o fogo eterno”. Ele Faleceu em 16 de maio de 1265, tendo passado toda sua vida no serviço da Santíssima Virgem Maria.

É com esta bonita devoção carmelitana, que vamos ficar de pé, para acolher o celebrante, os coroinhas e as ministras de eucaristia. Cantemos os louvores à Nossa Senhora do Carmo.