(Com a Missa)
Frei Carlos Mesters, O. Carm
Org. Frei Petrônio de Miranda, O. Carm
Tema: Vivo é o Senhor, em cuja presença estou
Comentário
Sejam todos bem-vindos e bem-vindas nesta primeira noite do Tríduo de Santo Elias. Depois de celebrar Nossa Senhora do Carmo- Mãe dos Carmelitas e nossa, aqui estamos para lembrar outra coluna do Carmelo- Santo Elias Profeta, Pai e Guia do Carmelo.
"Vivo é o Senhor, em cuja presença estou" (1Reis 17,1). É com esta frase que o profeta Elias aparece na Bíblia e se apresenta ao povo. É esta atitude de fé que o caracteriza e que sempre inspirou os carmelitas, até hoje. Ela é a raiz da nossa vida no Carmelo. Quando Elias diz: "Vivo é o Senhor em cuja presença estou", ele se refere a um costume daquela época. Os servos ou ministros do rei costumavam estar sempre "na presença do rei", junto ao trono, prontos para atenderem a qualquer pedido e realizarem qualquer serviço que ele pedisse. Que o testemunho de Elias possa ajudar-nos a viver na presença de Deus, como servos e servas, prontos para atendermos a qualquer apelo ou serviço que Deus nos pedir.
De pé, vamos receber o presidente da celebração (........ ), os ministros da eucaristia, os leitores e coroinhas louvando ao nosso Bom Deus que manifestou em Elias a sua ação libertadora em favor do povo e em busca do verdadeiro Deus. Cantemos!
Oração da coleta
Deus eterno e omnipotente, que concedestes ao bem-aventurado Elias, vosso profeta e nosso pai, a graça de viver na vossa presença e de se inflamar de zelo pela vossa glória, fazei que, procurando sempre a vossa presença, nos tornemos testemunhas do vosso amor. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do
Espírito Santo.
Primeira leitura (1Reis 17,1-6)
1Elias, tesbita, de Tesbi em Galaad, disse a Acab: "Pela vida do Senhor, o Deus de Israel, a quem sirvo: não haverá nestes anos nem orvalho nem chuva, a não ser quando eu o ordenar." 2A palavra do Senhor foi-lhe dirigida nestes termos: 3"Vai-te daqui, retira-te para o oriente e esconde-te na torrente de Carit, que está a leste do Jordão. 4Beberás da torrente e ordenei aos corvos que te deem lá alimento." 5Elias partiu, pois, e fez como o Senhor ordenara, indo morar na torrente de Carit, a leste do Jordão. 6Os corvos lhe traziam pão de manhã e carne à tarde, e ele bebia da torrente. Palavra do Senhor.
Salmo de meditação
Salmo. (Sl 119,10-12.14)
Imitar o profeta Elias que meditava dia e noite na lei do Senhor
Refrão: Quero meditar dia e noite na lei do Senhor
1-Eu te busco, Senhor, de todo o coração, não me deixes afastar dos teus mandamentos. Conservei tuas promessas no meu coração para não pecar contra ti.
2-Bendito sejas, Senhor, ensina-me os teus estatutos. Eu me alegro com o caminho dos teus testemunhos, mais do que com todas as riquezas.
3-Vou meditar teus preceitos e considerar teus caminhos. Eu me delicio com teus estatutos e não me esqueço da tua palavra.
Leitura do Evangelho. (João 8,28-30)
Como Elias, Jesus vive sempre com Deus.
28Disse-lhes, então, Jesus: "Quando tiverdes elevado o Filho do Homem, então sabereis que EU SOU e que nada faço por mim mesmo, mas falo como me ensinou o Pai. 29E quem me enviou está comigo. Não me deixou sozinho, porque faço sempre o que lhe agrada". 30Tendo ele assim falado, muitos creram nele. Palavra da Salvação.
Pensamentos para a Homilia
1º Dia: 1Reis 17,1-6: Viver na presença de Deus e refazer a história
1 Reis 17,1a
A primeira coisa que a Bíblia nos informa a respeito do profeta Elias é o testemunho vivo da sua fé: "Vivo é o Senhor, em cuja presença estou". É com esta frase que Elias aparece e se apresenta. É a atitude que o caracteriza. É a raiz de toda a sua ação profética. Esta frase vem da tradução latina da Vulgata que era a Bíblia usada pelos Carmelitas ao longo dos séculos. Literalmente, no hebraico, se diz: "Pela vida de YHWH a quem sirvo". São dois conceitos ligados entre si: Vivo é o Senhor em cuja presença estou e Pela vida de YHWH a quem sirvo. É que naquele tempo, os "servos" (empregados, servidores, ministros) estavam sempre "na presença" do rei", junto ao trono dele, prontos para atender a qualquer pedido e realizar qualquer serviço para o rei. Esta profissão de fé de Elias "Vivo é o Senhor em cuja presença estou!" sempre inspirou os carmelitas, até hoje. Ela é a raiz da nossa vida no Carmelo. Que ela possa ser também a fonte da nossa disponibilidade de servir.
1 Reis 17,1b
Elias diz ao rei Acab: "Nestes anos não haverá orvalho, nem chuva, a não ser quando eu mandar". Aqui transparece a capacidade de Elias de descobrir os apelos de Deus nos fenômenos da natureza. Elias soube ler o apelo de Deus naquela seca demorada de mais de três anos e, assim, conseguiu obrigar o rei Acab a respeitar a lei de Deus. Esta atitude contemplativa de Elias diante dos fenômenos da natureza é a consequência daquele novo olhar nascido nele a partir da experiência de Deus: "Vivo é o Senhor em cuja presença estou!" O novo olhar de fé o ajudava a interpretar os sinais dos tempos e a ler o apelo de Deus nos fatos da vida.
1 Reis 17,2-6
Deus diz a Elias: "Saia daqui, dirija-se para o orienta e esconde-se no córrego Carit, que fica a leste do Jordão". Elias deve sair da terra prometida no mesmo lugar por onde, séculos antes, depois dos 40 anos no deserto, o povo tinha entrado para tomar posse da terra prometida. Agora, por ordem de Deus, Elias atravessa o Jordão, volta para o deserto e se esconde no Carit, onde será alimentado pelos corvos e poderá beber água do córrego. Isto significa que Elias, voltando para o deserto, deve recomeçar a viver como vivia o povo durante aqueles 40 anos da sua formação, sobrevivendo com o maná que Deus lhe fornecia. Ou seja, Elias deve refazer a história do seu povo. É o que se pede de todos nós, Carmelitas: refazer a história, recuperar a memória, redescobrir nossa identidade, voltar a alimentar-nos daquela mesma experiência da nossa origem no Monte Carmelo. Devemos fazer isto não só com reflexões teóricas, mas também e sobretudo, como Elias, com iniciativas bem concretas: atravessar o rio, fazer um retiro, esconder-se no Carit. Os primeiros Carmelitas diziam: Carit significa Caridade: esconder-se na caridade.
LADAINHA DE SANTO ELIAS.
Frei Petrônio de Miranda, O. Carm.
Convento do Carmo da Lapa, Rio de Janeiro. 11 de julho-2019.
Senhor tende piedade de nós!
Senhor tende piedade de nós!
Jesus Cristo tende piedade de nós!
Jesus Cristo tende piedade de nós!
Senhor tende piedade de nós!
Senhor tende piedade de nós!
Deus Pai do Céu, tende piedade de nós.
Deus Filho Redentor do mundo, tende piedade de nós.
Deus Espírito Santo, tende piedade de nós.
Santíssima Trindade que sois um só Deus,
Tende piedade de nós.
Nossa Senhora do Carmo. Rogai por nós!
São José Patrono do Carmelo. Rogai por nós!
Santo Elias Pai e guia do Carmelo. Rogai por nós!
Que foste nutrido por um corvo no deserto. Intercedei por nós!
Santo Elias Pai dos eremitas. Rogai por nós!
Que perseverante na contemplação da lei do Senhor. Rogai por nós!
Santo Elias modelo de justiça. Rogai por nós.
Que chamaste Eliseu para ser o teu sucessor. Intercedei por nós!
Santo Elias propagador da verdade. Rogai por nós!
Que pela vossa oração abristes o céu e conseguistes a chuva. Rogai por nós!
Santo Elias protetor das viúvas. Rogai por nós!
Que fostes apaixonado pelo zelo do Senhor Deus. Intercedei por nós!
Santo Elias precursor de Cristo. Rogai por nós!
Que aparecestes com Moisés no Monte Tabor. Rogai por nós!
Que caminhastes pelo deserto até a montanha de Deus. Rogai por nós!
Santo Elias zeloso defensor do culto do Deus único. Intercedei por nós!
Que vos compadecestes da viúva de Sarepta. Rogai por nós!
Que defendestes Nabot um homem temente a Deus, Rogai por
Que encontrastes o senhor no silêncio e na oração. Rogai por nós!
Santo Elias defensor dos pobres e perseguidos. Intercedei por nós!
Santo Elias mestre dos profetas. Rogai por nós!
Santo Elias defensor do verdadeiro Deus no Monte Carmelo. Rogai por nós
Santo Elias perseguido por causa da justiça. Rogai por nós
Santo Elias inspiração da Igreja em saída. Intercedei por nós
Que encontrastes vida na nuvenzinha para regar a terra. Rogai por nós!
Que pelo Senhor Deus fostes consolado na noite escura. Rogai por nós!
Santo Elias arrebatado aos céus em uma carruagem de fogo. Rogai por nós!
Santo Elias intercede a Deus Pai pelos desempregados. Intercedei por nós
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo: Perdoai-nos Senhor!
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo: Ouvi-nos, Senhor!
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo: Tende piedade de nós!
Padre: Rogai por nós, santo Elias, nosso Pai e Guia do Carmelo.
Todos: Para que sejamos dignos das promessas de Cristo! Amém
Oração.
Deus eterno e onipotente, que concedestes a Santo Elias, vosso profeta e nosso pai espiritual, a graça de viver na vossa presença e de se inflamar de zelo pela vossa glória. Fazei que, procurando sempre a vossa presença, nos tornemos testemunhas do vosso amor. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. Amém
Oração sobre as ofertas
Aceitai, Senhor, os dons da vossa Igreja, e, assim como aceitastes o sacrifício do profeta Elias, dignai-Vos, de igual modo, receber as nossas ofertas de pão e vinho. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.
PREFÁCIO
O Profeta Elias, amigo de Deus e apóstolo
O Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
Corações ao alto.
O nosso coração está em Deus.
Demos graças ao Senhor nosso Deus.
É nosso dever, é nossa salvação.
Senhor, Pai Santo, Deus eterno e omnipotente é verdadeiramente nosso dever, é nossa salvação dar-Vos graças, sempre e em toda a parte, por Cristo nosso Senhor. Vós suscitastes profetas para que proclamassem que sois o Deus vivo e verdadeiro e conduzissem o vosso povo na esperança da salvação. Entre eles honrastes com a vossa divina amizade o profeta Elias, para que, devorado pelo zelo da vossa glória, manifestasse a vossa omnipotência e a vossa misericórdia. Ele caminhou sempre na vossa presença e por isso o quisestes junto a Cristo no Tabor, como testemunha da Transfiguração, para se alegrar com a presença gloriosa do vosso Filho. Por isso, com os Anjos e os Santos, proclamamos a vossa glória, cantando numa só voz:
Santo, Santo, Santo.
Depois da Comunhão: Invocação Eliana-Mariana
Padre: Falou Elias para o seu servo:
Todos: Sobe a montanha, olha para o mar!....
Padre: Ave Maria... Todos: Santa Maria...
Padre: Cobriu-se o céu de densas nuvens...
Todos: Foi muita chuva a desabar
Padre: Ave Maria... Todos: Santa Maria...
Padre: E a terra deu o mais novo fruto:
Todos: Nasce de uma Virgem, Aquele que vem salvar!
Padre: Ave Maria... Todos: Santa Maria...
Padre: Rogai por nós Virgem Bendita!
Todos: Ó Padroeira dos Carmelitas!
OREMOS
Deus eterno e onipotente, que concedestes ao bem-aventurado Elias, vosso profeta e nosso pai, a graça de viver na vossa presença e de se inflamar de zelo pela vossa glória, fazei que, procurando sempre a vossa presença, nos tornemos testemunhas do vosso amor. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.
Antífona da comunhão (1Rs 19, 8)
Elias comeu e bebeu, e, fortalecido com o alimento, caminhou até ao monte de Deus.
Depois da Comunhão (Final)
Fortalecidos com a comida e a bebida angélica da mesa do vosso Filho, concedei-nos, Senhor, que, procurando-Vos sempre por meio da fé, alcancemos a contemplação da vossa presença no monte santo da glória. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. Amém