A segunda semana do capítulo começou com um dia de lembrança e discernimento. Os louvores da manhã e a Eucaristia foram presididos por William Harry, provincial da Província Americana do Coração Puro de Maria. Em sua homilia, refletindo sobre o evangelho da época, o P. William enfatizou o fato de que freqüentemente encontramos expressões e experiências de fé onde menos as esperamos.
Anne-Marie Bos, da província holandesa, ofereceu duas meditações aos capitulares. A meditação da manhã foi na Via Crucis, escrita por B. Tito Brandsma em sua cela de prisão em Scheveningen. Anne-Marie comentou esses textos a partir do contexto da experiência pessoal de Tito, que viveu durante o período em que os escreveu, e de outros textos de Tito, nos quais destacou os significados importantes para nós. A sessão desta manhã foi seguida por um tempo de oração e reflexão silenciosas.
Na sessão da tarde, Anne-Marie refletiu sobre o conceito de misticismo oferecido por Tito Brandsma, ou a bela troca entre Deus e a humanidade. O misticismo nunca é completamente divino ou meramente humano. É precisamente o ponto de encontro entre as duas dimensões. É uma vocação para todos, não apenas para alguns. Em sua experiência espiritual, Tito sentiu que era sentinela de Deus por seu tempo e por sua sociedade, para defender e tomar partido de um verdadeiro conceito de Deus, o que levou Tito a dar importantes contribuições no campo da educação, convencido de que representava uma alta forma de ministério, através da qual homens e mulheres podem ser apresentados à Verdade e iniciados em uma experiência viva de Fé.
Após as reflexões de Anne-Marie, os membros do Capítulo se reuniram em grupos de idiomas para uma sessão de discernimento em vista das eleições a serem realizadas amanhã. O resultado do discernimento de cada grupo foi então compartilhado na assembléia geral.
Agradecemos a todos aqueles que demonstraram interesse ativo e que enviaram seus melhores votos para o Capítulo, bem como a todos aqueles que continuam a nos acompanhar constantemente com suas orações de boas-vindas. Fonte: https://ocarm.org/capitulumgenerale2019