Rito de Admissão ao Noviciado
(Após a oração da coleta- Antes da Liturgia da Palavra)
Flávio:
A Ordem Terceira do Carmo ou Ordem Carmelita Secular, junto a outros grupos ou comunidades que se inspiram na Regra do Carmo, na sua tradição e valores expressos na espiritualidade do Carmelo, constitui na Igreja a Família Carmelita.
Como Maria, a senhora do Carmo, primeira entre os humildes e pobres do Senhor, os leigos Carmelitas veem-se chamados a glorificar as maravilhas realizadas pelo Senhor na sua vida.
Os leigos Carmelitas partilham, além disso, da paixão do profeta Elias pelo Senhor e pela defesa de seus direitos. Com o profeta, aprendem a abandonar tudo, para se refugiarem no deserto e serem purificados, tornando-se prontos para o encontro com o Senhor e para acolher sua Palavra.
Com a admissão ao noviciado, os Postulantes carmelitas iniciam hoje o ano de formação e a experiência na Ordem Terceira do Carmo.
(A Priora faz a chamada dos Postulantes para que se apresentem ao Noviciado).
Celebrante: Irmãos e irmãs, o que pedis à Ordem do Carmo
Postulantes: Pedimos a graça de poder perseverar na formação evangélica e da espiritualidade carmelita, no noviciado do Sodalício da Ordem Terceira do Carmo de Passa Quatro
Celebrante- Flávio: Estes irmãos e irmãs estão aptos para ingressarem no Noviciado?
Flávio: Sim, estes irmãos e irmãs, após uma longa caminhada na Fraternidade do Escapulário, optaram por seguir a caminhada Carmelitana na Ordem Terceira do Carmo desta cidade.
Comentarista.
O hábito é o nome que se dá à determinadas vestes de ordens monásticas-Carmelitas, Dominicanos, Franciscanos, Beneditinos... que variam de acordo com a Ordem. As ordens religiosas são a forma mais comuns da vida consagrada na Igreja. Com o passar dos anos, também os leigos passaram a usar tais vestes nas chamadas Ordens Terceiras agregas a tais espiritualidades. É interessante lembrar que a Padroeira da América Latina era uma leiga da terceira Dominicana, Santa Rosa de Lima.
O hábito Carmelita- de cor marrom encimado pelo Escapulário de Nossa Senhora e por uma capa branca por cima- é uma das vestes mais antigas da história das Ordens Religiosas remontando a aparição de Nossa Senhora do Carmo no dia 16 de julho de 1251 na Inglaterra. Segundo a tradição, foi nesse dia que Nossa Senhora aparece ao superior Geral do Carmo, São Simão Stock, entregando-lhe o Escapulário.
De pé, vamos receber os padrinhos e madrinhas destes noviços e noviças que trazem o santo hábito carmelitano.
(Procissão – Canto)
ORAÇÃO QUE SE RECITA AO VESTIR O HÁBITO CARMELITA
TÚNICA (Um Postulante ler). Revesti-me, meu Deus, dos Santos hábitos, a fim de que apareça diante de vós, tal qual como meu hábito e profissão o pedem.
CORREA (Um Postulante ler). Uni -me a Vós, ó meu Deus, com uma união muito íntima e prendei-me a Vossa bondade, compaixão e misericórdia pelos laços da caridade, cujo nó jamais se rompa.
ESCAPULÁRIO (Um Postulante ler). Senhor, dai-me a graça de confiar na tua mãe, a Bem-Aventurada Virgem Maria do Monte Carmelo- a exemplo de São Simão Stock- para que eu, revestido com o Santo Escapulário, me coloque a serviço do Reino.
TERÇO (Um Postulante ler). Seja o meu noviciado pautado pela simplicidade de Nossa Senhora do Carmo e o silêncio de Santo Elias. Que na reza diária do terço e do santo Rosário, possa eu encontrar os valores evangélicos que me leve ao topo do Monte Carmelo- Jesus Cristo.
VÉU (Um Postulante ler). Meu Senhor, este véu me ensina que devo morrer para os valores do mundo; A mentira, o ódio, a violência, o consumismo, a arrogância- e para mim mesmo, para só viver para vós: Caminho, verdade e vida. Fazei-me, pois, a graça ó meu Deus, de vos seguir sob o manto da proteção da Mãe do Carmelo, Nossa Senhora do Carmo e do nosso pai, Santo Elias. AMÉM.
Celebrante: Que o Senhor abençoe os bons propósitos formulados por estes irmãos e irmãs, agora noviços e noviças da Ordem Terceira do Carmo. Que Deus os ajude na caminhada sob as bençãos de Nossa Senhora do Carmo e de Santo Elias-Profeta, nosso Pai e Guia.
Todos: Amém!
(Segue a Missa com a liturgia da Palavra)