Capítulo Provincial. De 27-31 em Campos do Jordão, São Paulo.

 

Na tarde desta terça-feira, 28- segundo dia do capítulo- o Delegado Provincial para a Ordem Terceira do Carmo, Frei Petrônio de Miranda, O. Carm, apresentou o relatório da sua ação Missionária-Pastoral; “Agradeço ao Padre Provincial e seu Conselho por me confiar este trabalho na Província. Como todos sabem, estou nesta missão há seis anos. Aqui, quero relatar a caminhada juntos aos Sodalícios nos últimos três anos”.

A palavra chave usada neste relatório foi RESSURREIÇÃO. “Convido a Província a visualizar os sinais de ressurreição em cada grupo carmelitano da Ordem Terceira do Carmo”. Ele ainda lembrou o Papa Francisco, quando afirma que; “vários cristãos, ficam com a cara de sexta-feira da paixão durante o ano, e assim não conseguem ressuscitar com o Cristo. “Neste capítulo, vamos encontrar a beleza do ressuscitado nos leigos carmelitas da nossa Província”. Afirmou.

A seguir, o Delegado Provincial apresentou os diversos sinais de ressurreição e noite escura presentes nos 39 Sodalícios. “Quando falo em noite escura, é importante dizer que, a partir da escuridão, visualizamos a luz-ressurreição- nos diversos grupos”. Ele ainda deixou claro que no mundo a Província Carmelitana de Santo Elias- com 39 grupos- tem a maior quantidade de Sodalícios.

Na apresentação, o Capítulo acolheu o irmão Rodolfo e algumas irmãs terceiras da Ordem Terceira de São José dos Campos, São Paulo e o coordenador da Comissão Provincial para Ordem Terceira do Carmo, o irmão Paulo Daher, de Angra dos Reis.

O irmão Rodolfo, apresentou uma nova experiência que está nascendo- Senhora do Lugar. “Eu quero servir a Deus na Ordem do Carmo, não me deixe fora do Carmelo”, afirmou o idealizador desta nova experiência para os padres capitulares e o superior maior da Ordem, Frei Míceál O'Neill, O. Carm.

No relatório, foi apresentado um vídeo- Sinais de Ressurreição- com imagens dos trabalhos desenvolvidos nos últimos três anos.

Já o coordenador da Comissão Provincial, Paulo Daher, enfatizou a importância do apoio do Provincial cessante, Frei Evaldo Xavier, O. Carm e dos outros provinciais na constituição e organização do grupo. “Hoje temos um Estatuto, uma sede, o capítulo Provincial dos Sodalícios e, acima de tudo, o amor de todos os irmãos e irmãs pelo Carmelo e pela Província”.      

Por último, foi entregue ao Superior Geral e ao Conselheiro das Américas um kit Missionário contendo os últimos dois Cds do Frei Petrônio de Miranda, um livro do Frei Carlos Mesters, um CD Carmelitano da Paróquia de Santa Teresa, do Itaim Bibi e um livro do Beato Frei Tito Brandsma, traduzido pelo Frei Gabriel, do Carmo de Mogi das Cruzes.