Frei Angelino Wisssink O. Carm.

O Escapulário do Carmo é composto de dois pedacinhos de pano, presos por um cordão; uma parte pende no peito e outra nas costas; isto significa que devo olhar para frente, isto é, para o meu futuro, para o meu destino eterno, o céu! No céu, o Deus que adoraremos, no dizer de São João Evangelista, é Amor; e um amor profundo que existe no Deus Uno e Trino: Pai, Filho e Espírito Santo! Este amor é tão grande que no modo de pensar humano, transborda para fora, dando origem a este universo maravilhoso, que saiu do seio da SS. Trindade, que é a criatura humana, homem e mulher, feitos a sua imagem e semelhança, feitas também para conhecê-lo e amá-lo! Deus quer que a sua criatura predileta, homem e mulher, se voltem para Ele e para sempre!

FRENTE: Com o Escapulário em frente, no peito, olhando para o futuro, para o nosso destino eterno, devemos animar-nos e não cruzar os nossos braços e descansar; pelo contrário, como Jesus nos ensinou, devemos amar a Deus e manifestar este amor fazendo o bem aos nossos semelhantes, exatamente porque somos uma imagem de Deus!

COSTA: E com o Escapulário nas costas, devemos também olhar para trás, isto é, para o nosso passado! É bom meditar sobre a História da Salvação e ver a Misericórdia de Deus sobre o seu povo no Antigo Testamento e bem interpretar a vida de Cristo e a vida da Igreja! Meditar também na minha própria vida, na minha história para ver o que sou e o que poderia ter sido se tivesse cooperado com a Graça de Deus!