Frei Petrônio de Miranda, O. Carm.

Após passar mais de 50 anos fechada, a Igreja da Ordem Primeira do Carmo da cidade de Cachoeira-BA, neste ano de 2017 viveu momentos de devoção e recordação com o Novenário de Nossa Senhora do Carmo. Foram 9 dias de muita reza e louvores à Senhora do Escapulário e hoje, dia 16, a Santa Missa Festiva e Procissão pelas ruas da histórica cidade do recôncavo baiano.

Tudo isso foi possível graças a persistência do confrade baiano, Frei Raimundo Brito, O. Carm. “Meu filho, se nós baianos não lutamos pela história do Carmo da Bahia- mesmo sem apoio- quem vai lutar? ”, afirmou o confrade.  

NOTA DIRETO DE CACHOEIRA VIA FACEBOOK:  

Leonardo Marques.

Hoje, Cachoeira celebrou o dia da Virgem do Carmo, com quase 400 anos de tradição. Este ano a festa foi revitalizada na Igreja da Ordem 1° do Carmo com novenário e Missa Festiva. Anteriormente esta ordem abrigava os negros em sua igreja e os organizava através das irmandades para serem aceitos na sociedade como organização, a exemplo da Irmandade dos Martírios, fundada em 1796 pelos frades carmelitas com negros de nação Jeje. Então vale a pena lembrar do passado e do legado de humanidade que os Frades Carmelitas fizeram em nosso recôncavo. Viva Nossa Senhora do Carmo!