Fazer caminhada era seu esporte preferido. Um enamorado da natureza. Alguém que via longe, descortinava amplos horizontes.
Apaixonado pelo estudo, amante da liberdade, um sonhador. Bom coração, daquela bondade terna e exigente. Culto e simples, amigo da juventude, protetor dos pobres e indefesos: um “Homem de Deus”.
Este é Padre Lourenço van den Eerenbeemt, cofundador da Congregação das Irmãs Carmelitas Missionárias.
Estas páginas são apenas um esboço de biografia deste santo Homem. Inicialmente, baseando em suas anotações, encontramos uma breve narrativa de seus primeiros anos de vida. A partir do capitulo VIII, é ele mesmo que, com seu estilo simples e atraente nos confia, de modo sintético, algumas anotações de sua vida e seus sentimentos profundos.
Esta pequena biografia foi publicada no Noticiário da Congregação, In Cordata, nos anos 1992 e 1993. Traduzido em português em 1994, por Ir Josefina Baraldi, foi revisto e corrigido em 1999. O texto atual foi revisto pelo Irmão Salvador Durante, marista.
A finalidade deste pequeno opúsculo è tornar conhecida, ainda que de forma muito imperfeita, por ser muito sintético e incompleto, a figura extraordinária de Padre Lourenço.
A esperança è que, em breve, o possamos conhecer melhor através de seus escritos e de diversos testemunhos daqueles que ao conheceram e com ele convireram.
*Pequena biografia de Padre Lourenço van den Eerembeent, Cofundador da Congregação das Irmãs Carmelitas Missionárias de Santa Teresa do Menino Jesus. (Irmãs Carmelitas Missionárias- Província Santa Teresa de Lisieux. Uberaba, 1999)