Beato Frei Tito Brandsma, Carmelita, Jornalista e Mártir da 2ª Guerra Mundial.

Singular disposição da Divina Providência: Maria Santíssima destinada a ser Mãe de Deus, a Virgem das Virgens, é dada em casamento a São José! "A fim de ocultar a Satanás e seus sequazes a sua milagrosa Materni­dade", diz Santo Inácio. Aos seus eleitos Deus manifesta os seus segredos. Exige, porém, ás vezes, que guardem ociosamente o segredo. "Secretum meum mihi" (Reservo-me o meu segredo). São José torna-se assim pro­tetor de Maria e pai adotivo do Filho de Deus. Jesus mesmo quis ser tido como filho de José, o carpinteiro.

 Deus manifesta os seus segredos a seu tempo: é o que vemos na vida oculta de Jesus e de Maria. José quer aban­donar a sua santa esposa: eis então o anjo a revelar-lhe o mistério divino. Aos olhos de outros continuará escondido. Eles talvez desprezassem Ma­ria. Contemplar a humildade da Virgem. A sua confiança em Deus. Ela su­porta o que, aparentemente, é vergonhoso e caía-se! São Joaquim e Sant'Ana confiam-na a José. Com nossa Mãe devemos colocar-nos sob o patrocínio de São José.

Ao lado de São José vemos o arcanjo São Gabriel, como protetor de Maria a arauto da graça divina. Estes santos são também os protetores da Ordem do Carmo.

Lições contidas no episódio

1 - Admirar a humildade de Maria e a sua ilimitada confiança em Deus.

2- Admirar a eleição de São José que, em tudo, se submetia ás or­dens divinas e continuou ao lado de Maria, a fim de que nela se cumpris­sern os desígnios da Providência. Com Maria ponhamo-nos sob o seu pa­trocínio.

3- Não fazer questão da nossa honra e estima. Agradecer a Deus os dons recebidos, mas empregá-los unicamente em seu serviço.

4-- "Ama nesciri et pro nihilo reputari" (Estima ser desconhecido e ser tido por nada). Amar a vida escondida. Alguns santos deram-nos exem­plos heróicos neste particular. Maria Santíssima, porém, é o exemplo por excelência.

5- Não desculpar-nos quando acusados, a não ser que a honra de Deus o exija expressamente. "Sofre e caía".

Colóquio com São Joaquim e Sant'Ana

Alimentaram extraordinária confiança em Deus. Conhecem, certa­mente, o voto de virgindade feito por Maria,, conhecem a santidade de sua filha; confiam-na, no entanto, a São José. E o caminho que a lei lhes indi­ca. São José haveria de proteger a sua virgindade e a virtude de Maria permaneceria oculta.

Colóquio com São José

Contemplar sua decepção, depois da grande confiança que depositara em Maria e da grande estima que lhe dedicara. Sua luta interior. Mas, eis que Deus intervém, manifestando-lhe os seus segredos por meio do anjo. Não teria sido o arcanjo São Gabriel? São José respeita o segredo divino e o mantém oculto ao mundo ate o momento em que Deus decida revela-lo.      Permite que os outros falem e julguem Ensina nos assim a não nos escandalizar da pseudo sabedoria do mundo quando faz os seus juízos a respeito de Deus e dos seus mistérios Ensina nos a deixar o julgamento a Deus, sem nos afligirmos demasiadamente quando o mundo forma opinião errada a respeito de nos da igreja ou dos sacramentos.

 A seu tempo Deus enviará ao mundo os arautos de sua revelação. Não devemos aparecer onde não fomos chamados, mas rezar em silêncio para que Deus envie operários á sua vinha. Nesse ínterim, manter-nos sempre preparados para intervir quando for da vontade de Deus. Confiar que, no momento ade­quado, Deus nos dê a eloqüência que for necessária. Seguir com São José a orientação da Providência. Deixar tudo ao critério daqueles que nos fo­rem dados como guias.

Resoluções

Contentar-nos com a situação em que Deus nos colocou, sem procu­rar a estima dos homens com referência aos nossos talentos ou vocação. Em casos de desprezo ou juízos injustos, sofrer e calar, confiando em Deus.

Dois pensamentos para reter o assunto meditado

1 - Aos olhos do mundo, a Mãe de Deus deve aparecer corno mulher de um simples operário.

2-“Ama nesciri et pro nihilo reputari” (Estima ser desconhecido e ser tido por nada).

*DO LIVRO; MINHA CELA- ESCRITOS DE UM MÁRTIR. BEATO FREI TITO BRANDSMA, O. CARM.

(Tradução: Frei Bento Caspers, O. Carm. e Dom Frei Vital Wilderink, O. Carm).