Frei Petrônio de Miranda, O. Carm
Convento do Convento de Angra dos Reis/RJ. Quarta-feira, 18 de novembro-2020.
Aprender com as derrotas
Bom dia, boa tarde e boa noite meu amigo diário! Não me venha com esta animação toda depois de uma derrota sofrida nas urnas. E mais! Estou com raiva, chateado e arrasado. Portanto, é melhor parar com esta conversinha mole de superação, aprender com as derrotas da vida e tudo mais. Chega! Calma amigo diário, vamos bater um papo, afinal, somos companheiros de caminhada e não vai ser uma derrota que vai quebrar este lanço construído ao longo de mais de 50 anos. Eu disse 50! Portanto, meio século é muito mais forte que apenas um ano eleitoral recheado de mentiras, fofocas e... Bem, você sabe amigo, até compra de votos.
Olha, neste momento de dor, me fez lembrar daquele profeta... Como é mesmo o nome? Que profeta você tá falando meu? Aquele do Monte Carmelo, aquele que derrotou os falsos seguidores do deus baal (I Reis 18, 20-40). Também foi ele que defendeu Nabote. Você quer dizer aquele que o rei Acabe queria tomar a vinha? Sim, ele mesmo. Também foi ele que esteve ao lado da viúva de Sarepta (I Reis 17,8-16). Sei, sei...
Mas o que tem haver o Profeta Elias- Pai e Guia Carmelo, com a sua derrota eleitoral? Mas você não sabe? O quê? Lembra quando a Rainha Jezabel prometeu matar Elias e ele fugiu para o deserto? Sim. Pois é, dizem que Elias caiu na deprê total e pediu a morte (I Reis 19, 1-7). Assim estou eu, após esta campanha eleitoral fracassada.
Amigo diário, você também lembra que foi justamente nesta noite escura que Elias foi reconfortado pelo Senhor Deus? Dizem que ele tomava água da torrente do Carit e um corvo vinha trazer pão pra ele comer todo santo dia! (I Reis 17,2-4). Ah! E logo depois, restabelecido, pegou o cajado e continuou a caminhada (I Reis 19, 8). Tá, já ouvi falar nesta parte, mas uma coisa é o Profeta Elias, outra coisa sou eu. Não, não! Os profetas e profetisas nos reanimam em nossa caminhada no aqui e no agora. Acredite, outras campanhas virão e você- a exemplo do Profeta Elias- vai levantar e continuar a caminhada com os seus objetivos.
Seguinte meu velho amigo diário, acho que outro exemplo é motivador neste momento, falo dos discípulos de Emaús. De quem? Que Emaús é este? Cara, são aqueles dois amigos que acreditavam que Jesus ia transformar a sociedade religiosa e política e, de repente, vê o Cara pendurado na Cruz. Dizem que, após esta derrota, voltaram pra casa no maior desânimo, mas foi justamente aí que o próprio Filho de Deus começou a caminhar com Eles. (Lc 24, 13-31)
Cara, já ia esquecendo de um grande político que nos ensina muito sobre este momento e esta conversa de perdas e ganhos. Quem pode me reanimar? É uma frase de Abraham Lincol, presidente dos Estados Unidos. Certa vez ele falou que; “A Minha maior preocupação não é que você tenha fracassado, é que você esteja satisfeito com seu fracasso”. Que este pensamento te inspire a continuar com os teus objetivos. E vamos que vamos, porque quem fica parado é poste! Levanta estrupício e anda! E tenho dito.