RIO - em São Paulo, e encaminhado dentro de uma viatura da Guarda Civil Municipal (GCM) para prestar esclarecimentos na delagacia por desacato à autoridade.
André Luiz Pereira, o frei Agostino como é conhecido, foi encaminhado para a 77ª DP (Santa Cecília). Em um vídeo gravado pelo advogado José Beraldo, o frei relatou que os guardas municipais agiram com truculência ao abordarem moradores de rua na Cracolândia.
- Teve essa abordagem truculenta por parte dos GCMs e eu achei por bem defender a dignidade humana dos irmãos de rua, onde aconteceu toda essa questão. Disseram que eu iria para a delegacia por desacato de autoridade, abuso de autoridade, e estar impedindo o serviço e o trabalho do GCM - diz Agostino.
Segundo a secretaria municipal de Segurança Urbana, a GCM apoiava equipes de limpeza de rotina na Alameda Dino Bueno, nesta tarde, quando flagrou duas pessoas com drogas no local. Segundo a secretaria, os detidos foram levados para o 77ºDP, juntamente com uma testemunha que tentou impedir a ação. De acordo com Beraldo, os GCMs foram "brutos" com Agostino e excederam a autoridade. Fonte: https://extra.globo.com