Subir até a Cúpula da Basílica de São Pedro ou San Pietro em Roma é algo imperdível. Certo que precisa de um pouco de preparo físico, mas vale muito a pena. Dica: Vá logo cedo e não pegue fila, assim você pode subir no seu ritmo sem ter uma fila de pessoas atrás de você. Muito melhor!
A Cúpula é tão grande e alta que pode ser vista praticamente de toda parte da cidade. Onde você estiver, basta olhar ao redor e procurar que a avistará.
Il Cupolone, como é chamada carinhosamente pelos romanos.
São 133 metros de altura, e apenas 551 degraus até o topo, mas você tem a escolha de pagar um pouquinho a mais e pegar o elevador, dali serão apenas mais 320 degraus…
A escolha é sua: pode pagar 8 euros e fazer todos os 551 degraus ou então pagar 10 euros e fazer somente 320. Eu já fiz mais de dez vezes e escolho sempre fazer com o elevador, pagando um pouquinho a mais. Melhor opção!
Os ingressos são vendidos somente na hora. Não existe venda on line.
A entrada é do lado direito da Basílica (se estiver olhando para ela).
Se você acha que não vai conseguir subir tantos degraus ou não gosta de lugares estreitos por algum motivo, vá pelo menos até onde o elevador te leva. Descendo do elevador você pode entrar na Cúpula e ter a oportunidade de ficar pertinho dos mosaicos da Cúpula da Basílica de São Pedro e ainda olhando para baixo você vê os visitantes lá embaixo dentro da Basílica, incrível.
Muito interessante: Quando você estiver fazendo a visita dentro da Basílica olhe para a Cúpula e veja aquelas lindíssimas pinturas, depois quando subir e chegar ali, pasme… Você vai descobrir que não são pinturas e sim enormes painéis de mosaico, de uma perfeição incrível. É maravilhoso!
em muita gente que sobe somente até onde vai o elevador e pode apreciar também uma bela vista, mas não de 360°.
Aqueles com mais idade, fobia de locais muito fechados ou problemas de saúde, melhor ficar por ali mesmo, afinal 320 degraus não é pra qualquer um… Tem um café e uma lojinha de souvenir ali para esperar enquanto os mais ousados da família encaram os degraus.
Vai encarar?
Então vamos subir a Cúpula da Basílica de São Pedro ou San Pietro em Roma. Tome fôlego, agora começa a grande aventura…
Entrou não tem como voltar atrás, pois a escada é super estreita e quando está chegando ao fim as paredes vão ficando curvadas, acompanhando a forma da cúpula. Existem alguns poucos espaços onde você pode parar e pegar fôlego, por isso indico sempre ir bem cedo, pois assim não terá fila atrás de você e vai poder parar quando quiser. Dica de quem vive em Roma e já subiu muitas vezes!
Ufa! Depois dos 320 degraus, você chegou…
Pode me dizer se valeu a pena ?
Agora e só aproveitar o prazer desta vista espetacular!
Dá para caminhar ao redor de toda a cúpula. Você pode ver o interessante formato da Piazza San Pietro, que simboliza dois braços abraçando o povo que está na praça, o Colunato de Bernini. Estas duas fotos acima fiz para vocês verem como é lindo, seja pela manhã seja no fim da tarde já com a luz do pôr do sol.
Você poderá ver também todo o Vaticano e seus jardins além do Castelo Sant’Angelo, e toda a bela Roma. Fonte: www.voupraroma.com