Com uma autorização especial do Papa, freiras de clausura participarão de Congresso em Roma por ocasião do Dia Pro Orantibus, que se celebra na festa da Apresentação de Maria Santíssima ao Templo.
Cidade do Vaticano
Em 21 de novembro, festa da Apresentação de Maria Santíssima ao Templo, celebra-se o Dia Pro Orantibus, no qual se faz memória do dom da vida contemplativa.
O dia, celebrado em todo o mundo, este ano assume um significado especial depois da publicação de dois documentos para a vida contemplativa: a Constituição apostólica do Papa Francisco Vultum Dei Quaerere e a Instrução Cor Orans, da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica. Os documentos introduzem novidades importantes para este estado de vida e reafirmam sua importância para a Igreja e para o mundo.
Congresso com autorização do Papa
Para celebrar a data, se realizará em Roma, na Pontifícia Universidade Lateranense, um Congresso de aprofundamento, organizado pelo Secretariado de Assistência às Monjas, para identificar os desafios que esses dois documentos apresentam.
Devido à importância do Congresso, o Papa Francisco concedeu uma permissão especial para que freiras de clausura possam participar do Congresso. São esperadas cerca de 300 religiosas da Itália, mas também do exterior.
O evento será marcado por conferências, testemunhos, círculos de estudo, mas também momentos de festa e de agradecimento pelo dom da vida contemplativa, que enriquece o rosto da Igreja. Entre os participantes, estão o prefeito da Vida Consagrada, Card. João Braz De Aviz, o secretário, Dom José Rodríguez Carballo, a reitora da Universidade Lateranense Professora Vincenza Buonomo. A missa presidida pelo cardeal brasileiro na Basílica de São João de Latrão vai encerrar o evento. Fonte: www.vaticannews.va