O 11º volume das “Obras completas de Joseph Ratzinger”: “Teologia da Liturgia – O fundamento sacramental da existência cristã”, do prefeito emérito da Congregação para a Doutrina da Fé, Cardeal Gerhard Muller, será lançado no dia 25 de abril, às 15h, na sede da Arquidiocese do Rio. O livro também será lançado na PUC-RS, em Porto Alegre (RS), e na PUC-SP, em São Paulo (SP).

O lançamento ocorrerá durante o 2º Simpósio Internacional “O fundamento sacramental da existência cristã”: A teologia litúrgica e sacramental de Joseph Ratzinger. O evento, da Sociedade Ratzinger Brasil, em colaboração com a Cátedra Joseph Ratzinger e com o apoio da Arquidiocese do Rio, ocorrerá nos dias 25 e 26 de abril, respectivamente, na sede da arquidiocese, na Glória, e no auditório da Pastoral Universitária da PUC-Rio, na Gávea.

Simpósio

No primeiro dia do simpósio, 25 de abril, o evento acontecerá a partir das 14h, no 2° andar do Edifício São João Paulo II, com a presença do Cardeal Müller, editor da Coleção das Obras completas de Joseph Ratzinger em alemão. Já no dia 26, às 7h45, será celebrada uma missa, que dará início às atividades do segundo dia, na Pastoral Universitária da PUC-Rio, onde será sediado esse segundo dia do encontro. O evento terá conferências de importantes nomes da teologia e apresentações de pesquisas de alunos da área, além de debates.

A comissão organizadora tem como presidentes monsenhor Antonio Luiz Catelan Ferreira e o bispo auxiliar Dom Joel Portella Amado. Ambos têm importantes trabalhos realizados na área da Doutrina da Fé.

Segundo monsenhor Catelan, o simpósio também está relacionado com o lançamento do livro. “A vinda do cardeal Müller ao Brasil tem como finalidade o lançamento desse volume das obras de Ratzinger. Ele passará por Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP) e Aparecida (SP). Ele vem a convite da Sociedade Ratzinger Brasil”, explicou.

Segundo ele, o fato de a PUC-Rio ter uma cátedra – uma instituição interna – em homenagem a Joseph Ratzinger, criada em 2012, permite que ela ofereça, através da cátedra, o apoio logístico para a realização de alguns desses eventos, sobretudo a do simpósio. “A relação entre todos esses eventos, em várias cidades, são a figura de Ratzinger e a vinda de Müller ao Brasil. O cardeal foi escolhido pelo próprio Bento XVI para organizar a publicação de suas obras”, contou monsenhor Catelan.

Obras completas de Ratzinger

Monsenhor Catelan contou que ao longo de aproximadamente 50 anos, Joseph Ratzinger publicou artigos, pequenos volumes, alguns livros completos, juntou artigos, fazendo pequenas coletâneas e publicando livros em diversas partes do mundo, em diferentes revistas, jornais e outras publicações.

Por ele ser um dos maiores teólogos do século XX e do início do século XXI, muitas pessoas pediram que organizassem essas publicações, como é costume fazer para filósofos, teólogos ou cientistas: se reúnem todas as obras, organizadas por temas, para melhor acessibilidade. Assim, as pessoas conseguem encontrar todas as informações sobre um determinado assunto em um só volume.

Dessa forma, as obras de Ratzinger foram organizadas em 16 volumes, sendo alguns deles em dois tomos – divisões editoriais. “De um modo simples se tem, ao todo, 21 volumes, cada um com entre 700 e mil páginas”, afirmou o organizador. Fonte:

O volume 11 é o primeiro a ser publicado. Ratzinger não pediu que os volumes fossem publicados por ordem temática, mas, sim, quis que o núcleo fundamental do pensamento dele, a Liturgia, fosse lançado primeiro. Por isso, o 11º volume será lançado antes dos demais.

“Ele confiou esse trabalho científico de organização e publicação ao então bispo Dom Müller, que era o bispo de Ragensburg, na Alemanha. Futuramente, tornou-se cardeal e prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé – hoje é emérito – e continuou o trabalho. Para isso, criou uma fundação, chamada Instituto Papa Bento XVI. Ele possui uma equipe coletando e organizando esse material, mas o responsável final é ele mesmo. Por isso que, para o lançamento desse volume, ele virá apresentar a obra e esclarecer critérios editoriais”, pontuou monsenhor Catelan.

Evento

O Simpósio é destinado a professores, pesquisadores e alunos de pós-graduação e graduação da área de ciências da religião e teologia e a todos os interessados em refletir e se aprofundar na teologia e na atuação eclesial de Joseph Ratzinger (Bento XVI). O evento tem abrangência internacional. Para mais informações consulte o site http://www.sociedaderatzingerbrasil.com.br/.

As inscrições ainda estão abertas, através do link https://www.sympla.com.br/ii-simposio-internacional-de-estudos-ratzingerianos__483756 ou do e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

Fonte: http://arqrio.org