Circuito de trem é novidade para peregrinos no Santuário de Aparecida
Monotrilho percorre trajeto de 1,4km em 15 minutos
RIO - Peregrinos e devotos que pretendem visitar o Santuário de Aparecida encontrarão um jeito mais confortável de fazer o Caminho do Rosário. O Trem do Devoto, monotrilho elétrico que percorre o trajeto, começou a operar nesta sexta-feira (05/07). Segundo Fábio Cardoso, gerente operacional, ele foi pensado como opção de retorno para quem percorreu o caminho a pé.
- O intuito é que a pessoa continue fazendo o caminho a pé, para poder ir meditando os mistérios do terço, que estão pelo trajeto, mas que depois volte pelo trenzinho. É possível, claro, fazer ida e volta com ele, mas essa é uma opção mais voltada para quem tem dificuldade de locomoção, idosos e crianças - explica.
O monotrilho elétrico vai percorrer um trajeto total de 1,4 km, em cerca de 15 minutos. São duas locomotivas com cinco vagões, que atendem ao máximo de 60 pessoas por trecho. O itinerário passa pelos pelas 128 esculturas do caminho. O embarque e o desembarque podem ser feitos na estação Cidade do Romeiro e na Porto Itaguaçú.
- Pensamos em conceito mais retrô, baseado em uma locomotiva antiga do século XIX, o que acaba oferecendo uma experiência diferenciada ao visitante - conta Cardoso.
O ingresso custa R$10 por trecho. Idosos e crianças pagam meia, mediante apresentação de documento com foto. O trem funciona de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h; aos sábados, das 8h às 18h; e aos domingos, das 8h às 16h.
Conheça o Caminho do Rosário
O Caminho do Rosário foi inaugurado em outubro de 2018 mostrando 20 cenários que retratam os mistérios do rosário da religião católica. O percurso é feito por um extenso calçadão construído às margens do Rio Paraíba, que faz a ligação entre a Cidade do Romeiro, um Centro Comercial localizado próximo ao Santuário Nacional, ao Porto do Itaguaçu, local do encontro da Imagem de Nossa Senhora.
- Durante a construção desse espaço já se pensava em ter algum meio de transporte que facilitasse o acesso de pessoas com dificuldade de locomoção, como idosos e deficientes físicos, por exemplo - comenta Fábio.
A implantação e operação do trem está a cargo da Bontur, que já opera os Bondinhos Aéreos, ligando o Santuário Nacional ao Morro do Cruzeiro. Fonte: https://oglobo.globo.com