A respeito da ordenação das mulheres, o bispo Heiner Wilmer disse: 'Estou muito interessado em participar de uma discussão aberta e estou animado para ver em que direção o Espírito Santo nos guiará.'
6 de janeiro de 2020 - 17h55 EST
JOSHUA ECKSTEIN / UNSPLASH
Por Martin M. Barillas
HANOVER, Alemanha, 6 de janeiro de 2020 ( LifeSiteNews ) - O bispo católico alemão Heiner Wilmer recebeu uma sugestão do bispo luterano de que um dia poderiam ser formadas paróquias “ecumênicas” católico-luteranas.
O bispo luterano evangélico Ralf Meister, de Hannover, disse recentemente: "Muitos não perguntam mais se alguém é protestante ou católico, mas apenas se ele é cristão", ao mesmo tempo em que sugere a criação de paróquias que alojem católicos e luteranos sob o mesmo teto .
O bispo católico Wilmer, de Hildesheim, acolheu a idéia dizendo: "Acredito firmemente que há uma conexão muito maior do que a separação entre as duas principais igrejas alemãs".
De acordo com a agência de notícias luterana EPD , o bispo Wilmer disse : "Como cristãos, todos somos chamados a testemunhar e pregar o Evangelho".
Ele acrescentou: “Como podemos caminhar juntos no cuidado pastoral é uma pergunta apropriada e importante para o futuro. Certamente continuaremos a lidar com isso no ecumenismo. ”
O bispo luterano Meister sugeriu que um projeto para as duas igrejas poderia alcançar "o estabelecimento de congregações puramente ecumênicas". Esse pode ser um objetivo distante, disse Meister, "mas você ainda pode expressá-lo".
No que diz respeito à realidade da fusão de congregações, Meister disse que não sabia como elas seriam constituídas: "Nós não estamos tão distantes e temos nossas diferenças, por exemplo, na última ceia [Abendmahl]".
A Igreja Evangélica Luterana celebra os “casamentos” do mesmo sexo e também “ordena” as mulheres a funções ministeriais. A antecessora de Meister em Hannover foi Margot Käßmann.
O bispo Wilmer esteve entre os bispos alemães que defendiam a modificação das regras relativas ao sacerdócio celibatário, questionando assim a longa tradição do celibato sacerdotal no rito latino da Igreja.
Ele disse ao Hannoversche Allgemeine Zeitung em 2018, por exemplo, que o futuro poderá ver " outras formas de vida [sacerdotal] que já temos hoje , por exemplo, com pastores protestantes casados que se convertem à Igreja Católica".
O celibato "poderia desenvolver um poder mais radiante se certos grupos de pessoas fossem isentos", disse ele.
Aparentemente, Wilmer está entusiasmado com o atual "caminho sinodal" da Igreja alemã para a reforma. Wilmer foi nomeado para sua diocese pelo papa Francisco e assumiu a sede em 2018.
Com relação à “ordenação” das mulheres ao sacerdócio , Wilmer tem uma mente aberta, dizendo ao serviço de notícias católico alemão: “Estou muito interessado em participar de uma discussão aberta e estou animado para ver em que direção o Espírito Santo nos conduzirá. . ”
Ele vê uma necessidade de reforma da disciplina do celibato no sacerdócio, argumentando que muitos sacerdotes são solitários.
Wilmer disse em 2019 que espera que o atual caminho sinodal entre os bispos alemães introduza "uma nova maneira de pensar na igreja", mesmo que reconheça que as mudanças podem levar tempo: "Pode levar mais tempo do que algumas pessoas gostariam, mas Estou confiante."
Wilmer ficou conhecido internacionalmente quando disse em uma entrevista ao diário Kölner Stadt-Anzeiger, com referência à crise de abuso sexual: "Eu acho que o abuso de poder está no DNA da igreja".
É necessária uma profunda reforma da Igreja, disse Wilmer, enquanto sugere que uma nova teologia pode ser necessária: os católicos, disse ele, deveriam dizer "adeus" à alegação de que " a Igreja em si mesma é pura e imaculada ".
"Até agora, no entanto, não tínhamos idéia de quais consequências isso deve ter para a teologia."
Ele disse ao jornal que os católicos devem entender que sua "igreja santa" é "também uma igreja pecaminosa". Sugerindo que existam "estruturas do mal" na Igreja, além de indivíduos pecaminosos, ele disse que o controle sobre o poder dentro da Igreja é preciso.
"Precisamos de separação de poderes."
Uma inspiração para o pensamento de Wilmer é o ex-padre católico de 79 anos, Eugen Drewermann. Ele é o autor de Kleriker: Psychogramm eines Ideals ( Clero: Psicograma de um ideal ), que questionou a própria idéia de um clero celibatário. O bispo disse por sua inspiração : “Eugen Drewermann é um profeta de nosso tempo que é incompreendido pela Igreja.”
Após um longo debate com os bispos alemães sobre seus controversos livros e declarações, Drewerman foi proibido de pregar e também impedido de lecionar no seminário católico de Paderborn nos anos 90. O então cardeal Joseph Ratzinger escreveu uma carta na época ao bispo de Drewermann para expressar preocupação com o autor controverso, que acabou sendo suspenso do sacerdócio. Em 2005, ele anunciou em um programa de televisão que estava deixando a Igreja Católica.
Maike Hickson contribuiu para este relatório.
Fonte: https://www.lifesitenews.com