PROVÍNCIA CARMELITANA DE SANTO ELIAS
CAPÍTULO PROVINCIAL
27 A 31 de janeiro de 2020
3º Dia: Quarta-feira, 29 de janeiro 2020
Iniciamos os trabalhos do dia às 07h30 com a celebração das Laudes e da Eucaristia, presidida pelo frei Gabriel, que celebrou assim mais um ano da sua vida. O moderador deste dia foi o frei Fernando.
6ª Sessão
Às 10h00, frei Adailson apresentou um relatório detalhado e completo da situação econômica da Província: os gastos que tivemos com a formação, os investimentos e as aquisições, a situação dos bens moveis e imóveis (Guarulhos e Saquarema), a filantropia, os planos de saúde da Unimed e do Amil, o departamento jurídico, as receitas e despesas e, finalmente, os desafios para o futuro. Frei Paulo Gollarte completou a informação sobre o terreno da Província em Guarulhos.
7ª Sessão
Às 11h45, frei Luis Maza, conselheiro geral da Ordem para as Américas, fez uma bonita reflexão para introduzir o breve retiro que iríamos ter na segunda parte da manhã. Ele falou sobre o estilo da vida em comunidade e sobre como construir a comunidade e como servir à Comunidade. Destacou estes quatro pontos básicos da vida em comunidade: gratidão, bênção, serviço e gratuidade.
8ª Sessão
Às 14h30, nós nos reunimos na sala do Capítulo para a eleição do novo Conselho Provincial. Após a invocação do Espírito Santo, frei Fernando informou a respeito do procedimento da eleição. Éramos 47 votantes.
Iniciamos a votação, cujo resultado é o seguinte:
Provincial: frei Adailson
1º Conselheiro: frei Alberto
2º Conselheiro: frei Alan
3º Conselheiro: frei Fernando
4º Conselheiro: frei Rothmans
Após cada eleição, o Padre Geral perguntava ao eleito se ele aceitava a missão para a qual acabava de ser eleito. Após a resposta afirmativa do eleito, Padre Geral o confirmava na nova missão, e da parte de todos vinha uma boa salva de palmas.
9ª Sessão
Não houve interrupção entre a 8ª e 9ª sessão. Continuamos o processo das eleições e, em torno de 17h30, tudo foi encerrado com uma ação de graças. No dia de amanhã, quinta-feira, 4º dia do Capítulo, teremos a discussão e a aprovação das propostas enviadas para o Capítulo, e a elaboração do programa para o próximo triênio.
4º Dia: Quinta-feira, 30 de janeiro 2020
Iniciamos os trabalhos do dia às 07h30 com a celebração das Laudes e da Eucaristia, presidida pelo neo-sacerdote frei João Paulo, concelebrada com os jovens sacerdotes frei Tiago, frei Marcelo Aquino, frei Márcio e frei Marlon e assistida pelos diáconos frei Juliano e frei William. O moderador deste dia foi o frei Alan.
10ª Sessão
Às 9h30, iniciamos os trabalhos do dia com a apresentação das atividades da Escola Maria Montessori de Brasília pelo frei Eduardo. Ele o fez de maneira bem viva por meio de slides.
Frei Marcelo Frezarini e o frei Garvin apresentaram o relatório sobre as missões na Bolívia. Após destacar as conquistas e os desafios, eles fizeram a seguinte proposta: “Que se efetive a transferência jurídica da missão carmelita da Bolívia para a Província Carmelitana de Santo Elias”. A votação da proposta foi suspensa para depois de terem sido apresentadas e discutidas todas as outras propostas.
Frei René Vilela apresentou a proposta para a criação de um delegado para as obras sociais da Província de Santo Elias. A proposta foi discutida, a votação também ficou para depois
Frei Vicente apresentou a proposta de se criar uma comunidade terapêutica nos moldes de Curitiba (Servo Sofredor) em São Joaquim de Bicas, onde a província tem um terreno. Após longa discussão. A votação ficou para depois de termos ouvido todas as propostas.
11ª Sessão
Às 11h00, iniciamos a 11ª sessão ouvindo a proposta de frei Geraldo: “Que se realize uma Assembleia Extraordinária até o mês de abril deste ano de 2020”. Motivação: ter mais tempo e criar um clima mais sereno para poder elaborar o programa para o triênio e para levar em conta as decisões do Capítulo Geral de 2019. E assim o Conselho terá o tempo suficiente para poder conversar com cada frade de votos solenes.
Em seguida, foram lidas e longamente discutidas cada uma das seis propostas de frei Paulo Gollarte e do frei Rothmans.
No fim, foi lida e brevemente discutida a proposta de frei Petrônio: “Que o retiro anual da Província seja realizado com a participação da Ordem Segunda e Terceira”.
A 11ª sessão terminou às 12h15. Neste quarto dia do Capítulo tivemos um almoço festivo num restaurante em Taubaté. Foi um bom descanso e uma experiência bonita de fraternidade. Às 14h45 estávamos de volta e casa. Foi feita a consulta de se trabalhar à noite para realizar a votação das propostas. A consulta foi aceita.
12ª Sessão
Às 17h30, reunimos para terminar a votação das propostas.
- Quanto à proposta a respeito das missões na Bolívia, o Capítulo delegou o Conselho da Província para encaminhar a transferência jurídica da missão carmelitana da Bolívia para a Província Carmelitana de Santo Elias.
- Foi aprovada a proposta de se criar um Delegado para as Obras Sociais da Província de Santo Elias.
- Não foi aprovada a proposta de se criar uma comunidade terapêutica em São Joaquim de Bicas.
- Foi aprovada a proposta de se realizar uma Assembleia Extraordinária até o mês de abril deste ano de 2020. Nesta aprovação foi incluída a proposta de se promover maior partilha entre os confrades a respeito das nossas atividades pastorais.
- Das seis propostas discutidas na 11ª sessão, foram aprovadas a 1ª, a 3ª e 4ª. Foram aprovadas, não como propostas, mas como recomendações a serem levadas em conta pelo Concelho a 2ª, a 5ª e a 6ª.
- Foi retirada a proposta de que o retiro anual da província tenha participação de membros da Ordem Segunda e da Ordem Terceira. Insistiu-se na importância dos encontros inter-carmelitanos de frades, monjas, religiosas e leigos e leigas.
Às 16h40, foi encerrada a 12ª sessão do Capítulo Provincial.