O bispo da Diocese de Penedo (AL), Dom Valério Breda, 75 anos, faleceu nas primeiras horas desta terça-feira 16, no Hospital Arthur Ramos, em Maceió.

O religioso sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) no dia 15 de abril e desde então passava por dificuldades de recuperação.

Dom Valério Breda nasceu no dia 24 de janeiro de 1945, na cidade de San Fior, no norte da Itália. Filho de Antônio e Elizabetta, Dom Valério é da Congregação Salesiana de Dom Bosco.

Veio para o Brasil integrando o Projeto Inspetoria-Irmãs, em 1983, ficando em Matriz de Camaragibem, em Alagoas. Foi inspetor da Inspetoria Salesiana de Recife e o segundo estrangeiro a assumir a diocese penedense, em 1997, onde permanece até os dias atuais.

O religioso  foi ordenado bispo em Recife, Pernambuco, em 19 de outubro de 1997, pelo saudoso cardeal Dom Lucas Moreira Neves, Arcebispo de Salvador, na Bahia, Primaz do Brasil e presidente CNBB.

Foram bispos ordenantes; Dom Edvaldo Gonçalves Amaral, SDB, arcebispo de Maceió e Dom Frei José Cardoso Sobrinho – OC, arcebispo de Recife e Olinda. Sua posse aconteceu em dia 23 de novembro de 1997 na Catedral de Penedo.

Dom Valério era presidente da Comissão Regional Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética do Regional Nordeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB NE2).