CONGREGATIO SS. REDEMPTORIS     

Superior Generalis

 

Roma, 29 de agosto de 2020 Festa do Martírio de São João Batista

Queridos confrades, estudantes, leigos e leigas Redentoristas,

Hoje, uma semana apos os eventos que chocaram e abalaram a Província de Goias e tantos fieis, quero assegurar-vos que não estais sozinhos. Ao longo desta semana, como Superior Geral, em conjunto corn o conselho geral e com o Pe. Marcelo Araujo, Coordenador da Conferencia, acompanhei o Pe. Andre Ricardo e seu conselho no dialogo realizado com Dom Washington Cruz, Arcebispo de Goiânia. Como vós, também estamos nos esforçando para entender esses acontecimentos e a situação que levou a essa investigação criminal. Assim como vos, estamos profundamente consternados e pesarosos com as noticias que temos recebido através da mídia e de outras fontes.

Neste momento, a Província Redentorista de Goias esta a sombra da Cruz. Lembro-vos que não estais sozinhos. E desta Cruz que Jesus fala convosco. Foi ao pé da Cruz que permaneceram  Maria com João, Maria  Madalena e os outros discípulos fieis que não fugiram. Eles continuaram juntos em solidariedade a Jesus. Hoje, também somos chamados a permanecer juntos sob o sinal da Cruz em solidariedade com o nosso Redentor, uns com os outros e com as pessoas a quem fomos enviados...

Como  estamos  juntos  em  solidariedade,  tantos  outros  estão  aqui  conosco. Relembramos as centenas de fervorosos Redentoristas, padres e irmãos, que serviram ao Povo goiano e ao Santuário do Divino Pai Eterno por mais de um século. Por meio de suas pregações, da proximidade com os peregrinos, de sua simplicidade de vida e pobreza, testemunharam o amor de Deus, o Pai Eterno, derramado por nós através de Jesus, nosso Redentor, que vive em nós através da graça do Espirito Santo.

Não podemos esquecer o testemunho dos primeiros missionários alemães que aprenderam português através da proximidade com as pessoas, homens simples como o Servo de Deus, Pe. Pelagio Sauter, C.Ss.R. Recordamos com gratidão as primeiras vocações brasileiras que deixaram seus lares e famílias para darem suas vidas com fidelidade a fim de trazer abundante redenção  a  milhões de peregrinos e que construíram a  Basílica e difundiram a devoção. Esses mesmos missionários levaram o Evangelho a lugares isolados no coração do Brasil, na Amazônia, e alguns foram enviados a outros países.

Sustentados por uma fé forte no amor e na presença de Deus Pai e de Jesus Redentor; plenos do  Espirito Santo e sempre acompanhados por Maria,  Nossa  Mãe Santíssima; vós sois testemunhas do Redentor em nosso mundo ferido ao longo de muitas gerações.

Esta crise atual a ao mesmo tempo uma cruz e uma oportunidade. 0 Redentor vos chama para renovar e fortalecer a fé e reafirmar os princípios da nossa vocação: uma profunda e pessoal relação com Jesus, estilo de vida simples em comunidade, solidariedade com as pessoas a quem nos somos enviados e paixão pelo Evangelho.

Não é tempo para julgamentos, nem para “Não é tempo para julgamentos, nem lamentações ou críticas mútuas. Sim, devemos colaborar o mais plenamente possível com as autoridades, civis e eclesiásticas. Devemos também rezar para que a verdadeira e profética justiça prevaleça para todos os envolvidos!

Em nome do Redentor e de seu Espirito, suplico-vos encarecidamente que se mantenham unidos, em comunhão na oração no coração e na missão. Fortalecei-vos e apoiai-vos mutuamente.

Que Deus Pai Eterno, vos abençoe em nome de seu Filho, nosso Redentor e nosso Irmão! Que Espirito Santo vos Guie e console! Que Maria, nosso Perpétuo Socorro, vos acompanhe diante desta Cruz. Possa as orações de Santo Afonso e do Venerável Pe. Pelagio Sauter ajudar-vos a ser testemunhas autenticas e proféticas do Redentor em solidariedade com o nosso mundo ferido.

 

Seu Irmão em Jesus, nosso Redentor

Michael Brehl, C.Ss.R.

Superior Gera! C.Ss.R.