Landing of Columbus (12 de outubro de 1492), pintura de John Vanderlyn
O seguinte post convidado foi escrito por Mike FitzGerald, co-presidente da Charlotte Latin Mass Community e também co-líder da Catholic Pró-Life Action Network de Charlotte. Mike também atua como correspondente free-lance e fotógrafo do Catholic News Herald, o jornal oficial da Diocese de Charlotte, Carolina do Norte.
Há mais de 125 anos, o Papa Leão XIII decretou que uma missa votiva da Santíssima Trindade fosse oferecida em 12 de outubro em ação de graças pela descoberta da América por Colombo e por trazer a fé católica a este hemisfério. Elogiando Colombo, o Papa Leão XIII escreveu em sua encíclica:
Pois Colombo é nosso; visto que se um pouco de consideração for dada à razão particular de seu projeto em explorar o mare tenebrosum, e também a maneira pela qual ele se esforçou para executar o projeto, é indubitável que a fé católica foi o motivo mais forte para o início e o prosseguimento do o design; de modo que também por isso todo o gênero humano não deve pouco à Igreja.
Decretamos, portanto, que no dia 12 de outubro, ou no domingo seguinte, se o ordinário preferir, em todas as igrejas catedrais e capelas conventuais de toda a Espanha, Itália e as duas Américas, após o ofício do dia haverá celebrou a Missa Solene da Santíssima Trindade … Quarto Abeunte Saeculo, 1892
Nos últimos tempos, Colombo e seu legado foram desnecessariamente criticados por meio de mentiras e falsidades . Mas como Servo de Deus, pe. John Hardon, SJ observou em seu livro “ Cristóvão Colombo: A Descoberta Católica da América ”, Colombo tinha uma fé profunda em Cristo e expressou-a em muitos de seus escritos. Fr. Hardon fornece vários exemplos do registro de Columbus:
Como é nosso costume, as Vésperas foram rezadas no final da tarde, e um agradecimento especial foi oferecido a Deus por nos dar uma esperança renovada através dos muitos sinais de terra que Ele proveu. Agora acredito que a luz que vi antes foi um sinal de Deus e que foi realmente a primeira indicação positiva de terra. - 11 de outubro de 1492.
Quero que os nativos desenvolvam uma atitude amigável para conosco, porque sei que são um povo que pode ser libertado e convertido à nossa Santa Fé Católica, mais pelo amor do que pela força. - 12 de outubro de 1492.
Para Fr. Hardon, ficou claro que o zelo missionário de Colombo (um franciscano da Ordem Terceira) e da Serva de Deus Rainha Isabel a Católica (conforme declarado em 1974), os levava a seguir esta missão. Esta fome de almas por Cristo pode ter sido também uma das razões, outro Servo de Deus, pe. Michael J. McGivney escolheu o nome de Colombo para sua nova ordem fraterna, os Cavaleiros de Colombo.
Aqueles de nós em Charlotte, Carolina do Norte, devemos ser particularmente gratos a Colombo porque menos de 50 anos após sua descoberta, uma subsequente expedição espanhola liderada por Hernando De Soto apresentou a fé católica às Carolinas em 1540 quando ele passou perto de Charlotte com seus padres. Como tal, fechamos com o Papa Leão XIII:
E, acima de tudo, convém confessar e celebrar de maneira especial a vontade e os desígnios da Sabedoria Eterna, sob cuja orientação o descobridor do Novo Mundo se colocou com uma devoção tão tocante. - Quarto Abeunte Saeculo
É um lembrete para recuperarmos a Santa Fé que foi introduzida nessas terras há cinco séculos e com zelo compartilhá-la com aqueles que estão separados dela ou que dela carecem em sua totalidade.
*Nota do Olhar Jornalístico. Mesmo sem concordar com tais afirmações do autor, sempre é bom pensar com outro olhar.